Futuros Argo e Cronos CVT serão ótimas escolhas de compactos automáticos
Fiat deverá lançar a nova configuração para a dupla ainda neste ano
Depois do Pulse se tornar o primeiro Fiat nacional a contar com uma transmissão automática do tipo CVT, a “porteira foi aberta” na gama da marca e mais modelos deverão ganhar a competente caixa fornecida pela japonesa Aisin.
A picape Strada foi o primeiro modelo do portfólio atual a também receber uma opção automática, ainda no fim de 2021, baseada na mesma transmissão. Em breve, a gama de compactos da Fiat deverá se tornar bem mais competitiva ao também compartilhar com a Strada e a versão intermediária do Pulse a combinação entre o motor 1.3 Firefly e o câmbio CVT.
Estamos falando, no caso, do Argo e do Cronos, ambos hoje em dia sem nenhuma opção automática após a descontinuação do motor 1.8 flex dentro do portfólio da Stellantis.
É fato que tanto o Argo quanto o Cronos com o motor 1.8 16V e a transmissão automática convencional de 6 marchas estavam longe de ser uma referência na categoria em termos de consumo, algo que os tornava pouco competitivos frente a modelos com propulsores de menor deslocamento e sobrealimentação, como é o caso o VW Polo 1.0 TSI, Chevrolet Onix Turbo, entre outros.
A decisão da Fiat em ofertar a combinação entre o motor 1.3 Firefly e a caixa CVT será muito acertada, em especial ao considerarmos o excelente compromisso entre desempenho e baixo consumo de combustível que constatamos por parte do propulsor 1.3 tanto no Argo quanto no Cronos com câmbio manual.
Hoje em dia o Argo 1.3 Drive S-Design, versão mais acessível do modelo, parte de R$ 80.490. Tomando por base o Pulse em seus catálogos Drive 1.3 e Drive 1.3 CVT, temos uma diferença que gravita em cerca de R$ 9 mil, lógica que talvez poderá ser aplicada ao Argo.
Considerando que um Toyota Yaris XL 2023, que conta com a mesma caixa automática, porém motor 1.5 16V, é tabelado em R$ 92.190, se a Fiat conseguir colocar no mercado o Argo CVT por menos de R$ 90 mil ele poderá de posicionar como uma opção racional dentro da categoria.
Apenas como comparação e também levando em conta modelos aspirados, atualmente um Volkswagen Polo 1.6 MSI automático conta com preço sugerido de R$ 87.700, talvez uma boa referência para a precificação do futuro Argo 1.3 CVT.
Com um bom conjunto de itens de série, o Argo Drive S-Design sai de fábrica com sistema de chave presencial, central multimídia com tela de 7”, ar-condicionado automático digital, controles de tração e estabilidade, airbag duplo, trio elétrico, rodas de liga leve aro 15”, entre outros.
De acordo com apurações do Autos Segredos, é provável que tanto o Argo quanto o Cronos 2023 com o câmbio CVT poderão estrear ainda neste trimestre.
Logo, se você deseja um hatch ou um sedã compacto automático com um custo-benefício interessante, vale a pena aguardar pelas novidades da Fiat.