Patentes antecipam SUV da Renault rival de Pulse e Nivus
Conhecido como projeto HJF aqui no Brasil, modelo deverá estrear em 2024
A edição holandesa da AutoWeek divulgou nesta segunda-feira (13) uma série de imagens de patentes registradas na Europa que antecipam um produto que será fundamental para a Renault aqui no Brasil nos próximos anos.
Trata-se do SUV pequeno que a empresa desenvolve dentro do projeto HJF, o qual será fruto de um investimento de R$ 2 bilhões para viabilizar, além da localização da plataforma CMF-B, a produção do motor 1.0 turbo com injeção direta no país.
Segundo rumores, o SUV pequeno poderá até mesmo resgatar o nome Clio aqui no Brasil, hatch compacto que foi comercializado no país entre 1996 e 2016.
De acordo com as imagens de patentes, fica cada vez mais claro que o modelo da Renault vai preservar a lógica de modelos originalmente concebidos pela Dacia, como o Sandero e o Stepway, apostando em dimensões mais generosas em relação a alguns concorrentes diretos para se sobressair em pontos como o espaço interno e o porta-malas.
É provável que o novo crossover da Renault atue em uma faixa de preço semelhante à de Fiat Pulse e VW Nivus, portanto abaixo dos SUVs compactos tradicionais (tais como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, entre outros), porém entregando algumas qualidades como a maior altura em relação ao solo e visual mais robusto em relação a um hatch compacto tradicional.
Vale salientar ainda, de acordo com as imagens, as rodas de liga leve com um visual bem trabalhado (provavelmente na versão topo de linha), assim como a presença da opção de carroceria com pintura do teto contrastante.
A dianteira do SUV conta ainda com uma grade dianteira saliente, o que reforça a imagem de solidez do modelo, além do conjunto óptico frontal arrojado.
A expectativa é que o lançamento do projeto HJF aqui no Brasil ocorra no início de 2024, porém, talvez ainda neste ano, ao menos as formas finais do crossover sejam conhecidas.