Futuro SUV inédito da Fiat na Europa faria sentido no Brasil?
Marca italiana deverá lançar um interessante modelo no fim do ano que vem
Na medida em que as fabricantes vão revelando suas estratégias de longo prazo e informações sobre novos projetos são apuradas ao redor do mundo, vão surgindo elementos que nos ajudam a entender melhor como será composta a linha de determinada marca e por quais modelos podemos esperar.
No caso da linha Fiat, cada vez mais a imprensa especializada europeia repercute o desenvolvimento de um produto inédito e que será fundamental para a marca retomar uma participação de mercado de maior destaque naquela região.
Estamos falando de um interessante utilitário esportivo/crossover criado sobre a plataforma CMP, uma das mais modernas dentro do portfólio da Stellantis para modelos de porte compacto a médio.
Segundo os veículos europeus, espera-se que a novidade seja completamente revelada por volta do fim de 2023, com o início das vendas na Europa ocorrendo no começo do ano seguinte.
Um ponto interessante sobre o projeto é que, já em sintonia com as demandas por automóveis menos poluentes e mais econômicos, o SUV inédito da Fiat terá apenas versões eletrificadas, sejam híbridas ou 100% elétricas.
Outra informação que circula nos bastidores é que o modelo deverá seguir a linguagem de design apresentada pelo conceito Centoventi, revelado em 2019 no Salão de Genebra.
A dúvida que permanece diz respeito ao porte da novidade. Ainda não sabemos se a Fiat vai para um caminho de um SUV pequeno ou, de acordo com apurações mais recentes, ele seria posicionado como um SUV médio, com tamanho na faixa dos 4,50 m de comprimento.
Relação com o Brasil
O futuro SUV europeu da Fiat merece atenção também aqui no Brasil, em especial após declarações recentes da Stellantis.
De acordo com a empresa, a previsão é introduzir na América Latina mais 7 modelos eletrificados até 2025, número que já deve incluir o aguardado Jeep Compass 4xe com o lançamento no Brasil esperado para os próximos meses.
O próprio Compass 4xe chegará ao Brasil importado da Europa, portanto a procedência não seria um impeditivo para a Fiat, caso seja interessante em sua estratégia, investir na importação ao Brasil do inédito SUV eletrificado em desenvolvimento no Velho Continente.
Enquanto a Jeep começa a acelerar o movimento de eletrificação de sua gama no Brasil, a novidade em questão da marca italiana teria um papel relevante no mesmo sentido para a Fiat em nosso país. Portanto, vale a pena acompanharmos de perto esse projeto!