Futuro SUV da Toyota no Brasil? Marca revela o novo Yaris Cross
Utilitário esportivo abaixo do Corolla Cross foi apresentado na Indonésia nesta segunda-feira e utiliza o mesmo nome de um modelo europeu. Projeto tem grandes chances de ser replicado por aqui
A Toyota revelou nesta segunda-feira (15) na Indonésia o novo Yaris Cross. O nome, familiar, já é utilizado por um pequeno crossover europeu, mas nesse caso trata-se de um novo SUV e que pode antecipar um modelo compacto confirmado pela marca no Brasil.
O Yaris Cross asiático tem como missão preencher a lacuna entre o pequeno Raizen e o Corolla Cross em vários mercados da Ásia. Por isso o veículo tem um porte compacto, mas que mantém boas dimensões para levar uma família com conforto.
VEJA TAMBÉM:
O veículo tem 4,31 m de comprimento e entreeixos de 2,62 m, ou seja, ele é ligeiramente menor que o Corolla Cross (4,46 m de comprimento e entreeixos de 2,64 m), com praticamente a mesma altura – 1.615 mm contra 1.620.
A diferença, é claro, está num conjunto propulsor mais leve e econômico, baseado em um motor 1.5 litro de quatro cilindros aspirado ou então associado a um motor elétrico na versão híbrida. A transmissão pode manual ou CVT, no caso da versão a gasolina, ou apenas automática continuamente variável no híbrido.
O Yaris Cross se diferencia do homônimo europeu por ter um porte um pouco maior e um visual mais “musculoso”, o que indica sua predileção por um público que busca um veículo com mais porte.
Em alguns ângulos, o novo SUV lembra o RAV4 e até o Highlander, modelos bem maiores e mais caros. Ao contrário do Yaris Cross europeu, baseado na plataforma TNGA (mais sofisticada e cara), o SUV indonésio usaria a arquitetura DNGA, de conceito mais simples.
Isso significa um veículo de custo de produção mais baixo, apropriado para mercados onde o consumidor não pode pagar valores muito altos.
Novo SUV da Toyota no Brasil
Conhecido como Projeto D03B, o novo Yaris Cross tem tudo para ser o novo SUV compacto que a Toyota produzirá em Sorocaba (SP) a partir de 2024, em investimento recentemente anunciado de R$ 1,7 bilhão.
Não há dúvida que hoje a montadora japonesa pode ampliar sua participação no segmento de utilitários esportivos no Brasil e o Yaris Cross parece sob medida para ser seu principal produto no mercado.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Pelo que adianta o modelo indonésio, a Toyota parece estar no caminho certo.