Fusion Hybrid inaugura segunda geração dos carros ecológicos

Mais eficiente e moderno, sedã consegue ser mais econômico que os modelos populares

Novo Ford Fusion chega por R$ 124.990 | Imagem: Divulgação

Os carros híbridos têm uma presença discreta no mercado nacional. Uma opção alternativa aos tradicionais veículos vendidos no país, eles são mais econômicos no consumo de combustível e consequentemente produzem emissões de resíduos bem menores das emitidas por motores a gasolina, ou mesmo os bicombustíveis.

E neste nicho do mercado, está o Ford Fusion Hybrid, o primeiro automóvel híbrido do Brasil a chegar à sua segunda geração. Sob a bandeira de carro mais econômico do país em consumo de gasolina (segundo o Inmetro), ele é capaz de percorrer até 16,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada.

Mas o que significa um híbrido da segunda geração na prática? Onde e como evoluir? Essas e outras respostas você encontra a seguir após o test-drive que o AUTOO realizou durante o lançamento do modelo.
 
O Carro

O novo Fusion Hybrid é movido por dois motores, um a gasolina e outro elétrico. O primeiro é um 2.0 de 145 cv, menor do que o 2.5 de 158 cv oferecido na geração anterior. Tal mudança fez com que o Ford chegue ao Brasil vindo do México, onde é fabricado, pagando impostos menores do que com o antigo conjunto. O resultado é um modelo vendido por um valor menor do que o praticado na primeira geração. São R$124.900, ante os 133.900 cobrados no lançamento do Fusion híbrido.
 
O motor elétrico também evoluiu e é abastecido no novo modelo a partir de uma bateria de íons de lítio, aposentando a menos eficiente bateria de níquel. Com isso, o motorzinho ganhou força e entrega 45 cv, além de estar 23 kg mais leve.

Verde

O Fusion não tem tomada para “encher o tanque” da bateria quando você chegar em casa, por exemplo (como no elétrico i3 da BMW). A bateria, que fica no porta-malas, pode ser recarregada pelo motor à combustão ou pelos freios regenerativos. Mas ela tem vida útil de cerca de uma década de funcionamento. Depois disso, o híbrido se tornará um automóvel normal, movido apenas a gasolina.

Com nota máxima em testes promovidos pelo Inmetro sobre emissão de resíduos, o Fusion Hybrid conta com diversos sistemas que o auxiliaram a chegar neste nível. Entre eles está o sistema de frenagem regenerativa, que recupera até 95% da energia dissipada nos freios.

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Também auxiliam o híbrido a ser o carro mais econômico do Brasil em consumo de gasolina itens como ar-condicionado com compressor elétrico e o modo de direção ev-, que memoriza detalhes de trajetos para economizar combustível em usos futuros. Além disso, lúdicas folhinhas presentes nas telas de LCD do painel ensinam o motorista a dirigir de maneira mais econômica.

Experiência

Meu contato com o Fusion Hybrid ocorreu em um trajeto que mesclava estrada, cidade e um trecho de uma estradinha bastante sinuosa. A primeira impressão foi: ele está ligado? Pois o motor elétrico é o único acionado na partida, e você só tem certeza se o carro está em funcionamento graças a um aviso no painel. O silêncio é completo neste período.

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O novo Fusion chega até os 100 km/h apenas com o motor elétrico em funcionamento, ante os 75 km/h da geração anterior. Mas nem sempre que o automóvel estiver abaixo dos 100 km/h ele estará se mantendo sem o motor "a combustão. Alcançar essa velocidade em modo totalmente elétrico será uma tarefa aos mais pacientes já que basta uma leve acelerada para o Fusion Hybrid acionar o motor à gasolina a fim de dar um empurrãozinho extra.

Na estrada, o Fusion mostra disposição em ultrapassagens e passa a sensação de segurança aos ocupantes. Com fôlego de sobra, o carro é silencioso e a suspensão está bem mais firme do que na geração anterior, deixando-o mais esportivo, sem perder o conforto.

Na cidade encontramos o habitat natural do Fusion Hybrid. No para e anda do trânsito ele mostra como o sistema híbrido é revolucionário. O carro pode passar longos períodos apenas em modo elétrico, sem gastar uma gota de gasolina e poupando o meio ambiente. A sensação é realmente boa e o trânsito fica um pouco mais suportável. Não é à toa que, ao contrário dos veículos convencionais, o consumo de combustível na cidade seja idêntico ao da estrada. É no ambiente urbano que o híbrido encontra seu lugar ideal. 

Híbridos no jogo

O novo Ford Fusion Hybrid fica com a posição mais cara da linha Fusion, à frente da Titanium 2.0 Ecoboost, que custa R$ 101.900 e da versão de entrada do modelo, a 2.5 flex (R$ 92.990). A expectativa de vendas da versão é de 40 unidades mensais, cerca de 10% do que a Titanium deve emplacar.
 
Os principais concorrentes do Fusion são o Toyota Prius (R$ 120.830) e o Lexus CT 200h (R$149 mil). O híbrido da Ford chega importado do México com custo de revisão até os primeiros 60 mil km fixados em R$ 3.508. Não é uma pechincha e não espere que a conta baixinha do posto de gasolina vá compensar o investimento. Não há tempo suficiente para isso. Mas que faz bem dirigir um sedã confortável como esse e saber que ele agride menos nosso ambiente, isso não dá para negar.