Fusca pode evoluir para um compacto elétrico
Segundo rumores, caminho para uma nova geração do modelo só depende de uma aprovação final da marca
Um dos carros mais queridos e famosos da Volkswagen ao redor do mundo, o nosso célebre Fusca ou Beetle como é conhecido nos EUA, poderá, enfim, entrar no século XXI em grande estilo. Segundo alguns rumores da mídia especializada europeia, é muito provável que o modelo caminhe para uma nova geração como um carro 100% elétrico.
Segundo as informações mais recentes, o novo Fusca usaria a moderna plataforma MEB do grupo Volkswagen, a qual é uma estrutura modular criada para automóveis com propulsão apenas elétrica. A arquitetura será aplicada no I.D, novo hatchback 100% elétrico que a alemã colocará no mercado em breve. Dependendo do projeto, um traço nostálgico muito interessante é que o novo Fusca/Beetle poderá contar com tração traseira.
Outro detalhe é que o novo besouro poderia adotar, graças à nova plataforma, uma carroceria 4 portas, portanto oferecendo melhor espaço interno e ganhos também na distância entre-eixos para levar confortavelmente todos os passageiros na cabine.
Segundo especulações, a permanência do Fusca/Beetle estaria nos planos da Volkswagen para manter vivo o nome e história do modelo, que até hoje representa um marco na história da empresa. Apesar de usar um motor elétrico, seu design seria bem característico e fiel aos seus traços originais. Apesar das 4 portas, ele ainda seria, na essência, um Fusca/Beetle.
Apesar da importação ao Brasil ter sido suspensa em 2017, a segunda geração do “novo Fusca” foi lançada em 2011 e segue à venda em mercados como os EUS. Porém, ela já pede por uma nova geração e a possibilidade dele ser eletrificado promete alegrar os fãs do modelo.
Segundo o chefe de design da Volkswagen, Klaus Bischoff, a empresa pretende focar as atividades em novos modelos elétricos inclusive para viabilizar modelos de renome como o Fusca/Beetle EV. Já é certo o retorno da saudosa Kombi/Transporter como uma perua 100% elétrica. Mas para que esses modelos de apelo saudosista possam sair do papel, a fabricante precisará, em primeiro lugar, tornar a plataforma acessível e os modelos da linha I.D comercialmente viáveis. Com isso, a marca poderá investir em mais tecnologia para as baterias e criar uma linha dentro da gama Volkswagen com propulsão puramente elétrica.