Furtos e roubos de SUVs caem 5% no Brasil; veja lista dos 5 favoritos dos ladrões

No primeiro semestre de 2024 foram 5.117 ocorrências contra 4.849 em 2023, conforme a Secretaria de Segurança Pública
Roubos de SUVs mostram queda entre o primeiro semestre de 2024 e o mesmo período do ano anterior

Roubos de SUVs mostram queda entre o primeiro semestre de 2024 e o mesmo período do ano anterior | Imagem: Reprodução/ Alamy/ Stock Photo

É fato que os SUVs caíram no gosto do brasileiro. E de acordo com dados nacionais da Secretaria de Segurança Pública, a proporção de roubos e furtos de utilitários esportivos caiu 5% no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior. Só para se ter uma ideia, foram 5.117 ocorrências nos primeiros seis meses do ano passado contra 4.849 do mesmo período de 2023.

VEJA TAMBÉM:

Entre os SUVs mais visados em primeiro lugar ficou o Jeep Renegade com 739 roubos/furtos de janeiro a junho de 2024, um salto de 55,4% se comparado aos mesmos meses de 2023, no qual somou 476 unidades. Já o Ford EcoSport somou 435 roubos/furtos neste ano contra 517 em 2023, uma queda de quase 19% nos dois primeiros semestres de cada ano. Confira abaixo o ranking dos SUVs mais roubados, de acordo com levantamento.

1º- Jeep Renegade

Jeep Renegade 2022
Jeep Renegade lidera a lista dos SUVs mais roubados do Brasil, conforme a SSP
Imagem: Divulgação

O Jeep Renegade chegou em 2015 e, desde então, sempre foi referência no pacote de itens de série de conforto e segurança. Distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema anticapotamento (ERM), auxílio de partida em rampas (HSA), controle automático de descida (HDC) ar-condicionado bizone digital automático e sistema multimídia são alguns exemplos.

Na motorização, o Jeep Renegade chegou inicialmente com o 2.0 turbodiesel de 170 cavalos, além do bicombustível 1.8 de até 132 cv que na linha 2017 subiu para até 139 cv. Na reestilização de 2022, perdeu os motores 1.8 flex e 2.0 turbodiesel para dar lugar ao 1.3 turbo flex de até 185 cv.

  • 1° semestre de 2024: 739 roubos/furtos
  • 1° semestre de 2023: 476 roubos/furtos

2º- Ford EcoSport

Ford EcoSport 2020
Ford EcoSport já saiu de linha, mas também aparece entre os modelos mais visados para roubo e furto
 Imagem: Divulgação

Na categoria dos SUVs seminovos/usados mais procurados, o Ford Ecosport sempre aparece entre os prediletos. Robusto, ele traz ótimo custo-benefício aliado ao estilo e boa posição de dirigir.

O Ford Ecosport chegou em 2003 e ditou moda quando o termo SUV ainda nem era tão popular. Foi vendido com opções de motores 1.0 Supercharger (95 cv), 1.6 Zetec RoCam (98 cv) e 2.0 Duratec de 143 cv. Em 2004, ganhou tração 4x4 na topo de linha.

A segunda geração (2012), trouxe visual mais esportivo e, junto a isso, sistema de assistência em rampa, controles de estabilidade e de tração, sensor de estacionamento, ar-condicionado digital, sensores de chuva e de luminosidade, dependendo da versão.

  • 1° semestre de 2024: 435 roubos/furtos
  • 1° semestre de 2023: 517 roubos/furtos

3º- Nissan Kicks

Nissan Kicks 2022
Nissan Kicks vai mudar em 2025 e também está na lista dos SUVs mais roubados e furtados
 Imagem: Divulgação

O Nissan Kicks chegou ao Brasil importado do México em 2016 com motor flexível 1.6 de 114 cv de potência e câmbio CVT. Desde as versões mais simples já trazia direção elétrica, computador de bordo, entre outros itens. No ano seguinte ganhou produção nacional, mas a maior mudança só veio em 2021 com o facelift no conjunto frontal.

Além do estilo mais agressivo, ficou mais completo com itens tecnológicos e de segurança tais como: alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), monitoramento de Ponto Cego (BSW), alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) e acendimento Inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA).

  • 1° semestre de 2024: 375 roubos/furtos
  • 1° semestre de 2023: 278 roubos/furtos

4º- Jeep Compass 

Jeep Compass Blackhawk 2025
Jeep Compass está prestes a ganhar npova geração, mas a atual é o quatro SUV mais roubado e furtado
 Imagem: Divulgação

O Jeep Compass chegou dos EUA em 2012 com o propulsor 2.0 de 156 cv, mas só ganhou popularidade a partir da segunda geração, que passou a ser montada no Brasil. Inicialmente, veio com duas variantes 2.0 - uma turbodiesel de 170 cv emprestada no “irmão” menor Renegade e outra flex de até 166 cv. Na mudança estética de 2021, passou a vir com o 1.3 turbo flex (185 cv).

Bem completo e versátil, em 2022, ganhou a versão 4xe, o primeiro Jeep híbrido plug-in no Brasil que pode fazer até 30 km/l, graças à combinação dos dois motores: elétrico (PHEV, 60 cv) e a combustão (1.3 turbocompressor a gasolina de 180 cv).

  • 1° semestre de 2024: 345 roubos/furtos
  • 1° semestre de 2023: 462 roubos/furtos

5º- Honda HR-V

Honda HR-V 2023
Honda HR-V é o quinto modelo de SUV mais visados pelos ladrões, de acordo com o levantamento da SSP
Imagem: Divulgação

O Honda HR-V foi lançado em 2015 trazendo três versões de acabamento e uma de motor, no caso a 1.8 flex (140 cv) e opções de transmissão manual de cinco marchas ou CVT. 

Além da farta lista de itens de série (direção elétrica, freios ABS, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros itens), o Honda HR-V trouxe toda a confiabilidade em termos de segurança, conforto e bom pós-venda. 

O bom espaço interno era outro ponto positivo do SUV da Honda. O porta-malas de 437 litros, por exemplo, supera o do Nissan Kicks (432 l), do Hyundai Creta (431 l), do VW T-Cross (373 l), do Ford EcoSport (356 l) e do Jeep Renegade (320 l). 

 

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.