Fraco nas vendas, Kia Stinger pode não ter segunda geração
Esportivo puro sangue da marca sul-coreana tem pouca comercialização e sofre até com concorrência interna
O Kia Stinger surgiu nasceu com uma dura premissa: ser o primeiro sedã verdadeiramente esportivo da marca. Apostando nessa filosofia, o modelo foi lançado no Brasil em setembro de 2018, custando R$ 349.990. E não era só por aqui que o custo era elevado. Mesmo nos EUA, invadiu o segmento premium. Com alto preço e concorrência forte, o modelo pode nos deixar sem fazer sucessor.
De acordo com o site The Korean Car Blog, o Kia Stinger está sendo considerado pela marca como um fracasso comercial. Entre 2018 e 2019, as vendas caíram 18%. Enquanto isso, o modelo caiu 21% na comparação do primeiro trimestre de 2020 com igual período de 2019. Aqui no Brasil, apenas como exemplo, somente quatro unidades do Stinger foram emplacadas em 2019.
No entanto, o Stinger sofreu com algo que os sul-coreanos não esperavam. Nos EUA, seu preço o colocou na mesma faixa de valores que modelos de marcas premium, segmento em que os consumidores estavam menos dispostos a comprar um carro da marca Kia. Além disso, ainda há concorrência interna.
Nos primeiros anos de vida ainda, a Genesis é uma divisão de luxo da Hyundai, algo como a Lexus para a Toyota. E essa nova marca oferece o G70, com a mesma proposta esportiva do Kia Stinger, um entre-eixos um pouco mais curto, valor ligeiramente menor e sem o estigma de ser um veículo de uma marca “barata”.
Com pouca rentabilidade frente aos olhos da Kia, uma segunda geração não está confirmada e está cada vez mais distante de acontecer. Mesmo assim, o modelo deverá receber em breve uma atualização, ao menos na Coreia do Sul. Por lá, uma nova geração de motor 3.5 V6 aspirado pode ser introduzida, enquanto o atual 3.3 V6 turbo será mantido.
A transmissão também será substituída por uma unidade automatizada de dupla embreagem com oito velocidades. Junto às alterações, o Kia Stinger deve receber ligeiras atualizações no visual externo, principalmente nas lanternas traseiras, enquanto uma nova tela para central multimídia, com 10,25 polegadas, deve ser mais uma das novidades.