Ford testa nova perua Focus no Brasil
Terceira geração foi flagrada pelo AUTOO no interior de São Paulo. Modelo será estrela da marca no Salão do Automóvel
A aposta da Ford na terceira geração do Focus é tão grande que até mesmo a versão perua estaria nos planos da marca no Brasil. Pelo menos é a leitura que se faz ao descobrir que a montadora testa a versão familiar por aqui.
Em meio ao evento de lançamento do Peugeot 508, a reportagem do AUTOO flagrou um comboio de cinco exemplares do novo Focus na Rodovia Carvalho Pinto, em São Paulo.
Para quem não sabe, o Focus III faz parte do plano “One Ford” que prevê uma série de modelos mundiais, assim como o novo EcoSport.
Hoje a empresa vende no país a segunda geração já com sua reestilização de meia idade. O Focus “2,5” tem feito um belo papel na versão hatch – é vice-líder do segmento, atrás do i30, da Hyundai. Já a versão sedã não passa de figurante em sua categoria. A perua Focus, no entanto, mesmo sendo vendida desde a criação do automóvel, nunca veio para o Brasil. Como a geração III tem sido elogiada onde estreou, talvez a Ford tenha visto isso como um estímulo para ampliar seu portfólio em nosso mercado.
Estilo mais feliz
O visual do novo Focus é mais agressivo que o atual e possui equipamentos de ponta como motor turbo com injeção direta e itens só encontrados em veículos mais caros. O visual da versão sedã também promete mudar a fraca aceitação da versão atual. No caso da perua, as linhas esportivas poderiam em tese dar uma nova chance a essa carroceria, que caiu no conceito dos consumidores brasileiros, hoje fãs de minivans e crossovers.
Comboio incluía versão sedã, mas nada do hatch, o mais popular no Brasil
Curiosamente, o comboio flagrado pelo AUTOO não tinha uma versão hatch, apenas três sedãs e duas peruas, todos equipados com câmbio manual. Certamente, tratam-se de exemplares europeus usados para calibragem das modificações necessárias no mercado latino-americano.
Assim como as duas gerações anteriores, o Focus será produzido na Argentina e a previsão é que chegue às concessionárias brasileiras no início de 2013. Antes disso, o modelo faz sua estréia no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, quem sabe em três versões de carroceria.