Ford registra novas versões da picape F-150 no Brasil

Modelos Tremor e Raptor tiveram patentes publicadas no INPI nesta semana
Ford F-150 2021

Ford F-150 2021 | Imagem: Divulgação

A Ford continua a registrar partes da picape F-150 no Brasil. Nesta semana, a montadora publicou desenhos de mais duas versões do veículo, o mais vendido dos EUA.

São as versões Tremor e Raptor da picape de porte acima da Ranger. A primeira foi lançada há exato um ano nos EUA e traz como diferencial uma suspensão atualizada, com maior curso, além de um diferencial blocante traseiro.

Nos Estados Unidos, a F-150 Tremor vem equipada com motor 3.5 litros V6 e transmissão automática de 10 velocidades. A picape também é capaz de rebocar até 4,9 toneladas, um recurso muito admirado pelos consumidores norte-americanos.

Além dela, também a esportiva F-150 Raptor apareceu na edição mais recente da revista do INPI, Instituto Nacional de Patentes Industriais. Mas, ao contrário da Tremor, a versão contou apenas com um para-lama, capô e base do para-choque registrados.

A lateral da F-150 Raptor foi patenteada no Brasil
A lateral da F-150 Raptor foi patenteada no Brasil
Imagem: Reprodução

Como é comum, a Ford diferencia cada versão com detalhes exclusivos de estilo. No caso da Raptor, estão uma grade e capô com linhas mais esportivas além de uma saída de ar horizontal em vez de vertical no para-lamas.

A Raptor é equipada com uma suspensão traseira do tipo “five link” com molas de 24 polegadas, configuração preparada para percursos off-road bastante agressivos. Os amortecedores esportivos Live Fox Valve também fazem parte do pacote da picape - o motor é um V6 3.5 litros com 450 hp de potência e 70,5 kgfm de torque.

Em março, a Ford já havia registrado peças das versões Limited e Lariat da F-150, esta última vendida na Argentina.

Com um portfólio bastante enfraquecido desde o fechamento das fábricas no Brasil e a redução dos modelos produzidos na Argentina, a Ford terminará 2021 com a 11ª colocação no ranking de vendas.

Por essa razão, a F-150, se não tem potencial para ampliar as vendas significativamente, pode servir como chamariz para modelos mais acessíveis como a inédita picape Maverick, que estreará em 2022. Não será surpresa se ela ganhar a companhia da famosa caminhonete.

Versão Tremor da F-150 registrada no INPI
Versão Tremor da F-150 registrada no INPI
Imagem: Reprodução

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis