Ford Ranger Raptor é revelada com quase 400 cv de potência!
Versão mais radical da picape ganha mudanças visuais e diversas melhorias para encarar os desafios off-road
A Ford Ranger Raptor foi revelada oficialmente nesta terça-feira (22). Bastante modificada em relação aos modelos convencionais da picape, a versão mais radical ganhou reforços e melhorias mecânicas para encarar quase todos os tipos de terrenos.
Porém, não foi dessa vez que a Ranger ganhou um motor V8. A Raptor conta com o propulsor Ecoboost V6 3.0 biturbo a gasolina, que entregará até 288 cv e 50 kgfm de torque em sua calibração para o mercado europeu. Na Austrália, por sua vez, a Ranger Raptor vai explorar muito mais a capacidade do propulsor, sendo homologada por lá com até 397 cv e 59,4 kgfm.
O propulsor V6 conta com bloco de grafite, componente que o tornar 75% mais forte e rígido que o ferro fundido tradicional.
Preparado pela Ford Performance para ter uma resposta imediata, o motor ganhou até mesmo um sistema anti-lag de corrida semelhante ao utilizado nos esportivos Ford GT e Ford Focus ST.
Esse sistema está disponível no modo Baja, que é destinado ao uso off-road e deixa o escape como se fosse um modelo que utiliza o sistema direto. Além desse modo, há o Quiet, que reduz o barulho do motor para não incomodar os vizinhos, o Normal, para o uso diário, e o Sport, que melhora a dinâmica da picape.
A transmissão automática de 10 marchas e o sistema de tração 4x4 completam o conjunto mecânico da picape.
Segundo a Ford, o motor diesel biturbo 2.0 também vai equipar a Ranger Raptor, mas apenas em 2023. A marca promete revelar mais detalhes quando o lançamento estiver próximo.
Modificações
Como sempre acontece com as versões Raptor, a Ranger foi bastante modificada e ganhou elementos tecnológicos para se tornar mais robusta que as versões convencionais. Para-lamas alargados e as rodas de 17 polegadas equipadas com pneus off-road são alguns dos exemplos.
A suspensão foi completamente redesenhada e ganhou braços em alumínio, por ser um material mais leve e resistente. Além disso, os amortecedores Fox Live Valve foram adicionados ao conjunto. Segundo a Ford, eles são os modelos mais sofisticados já instalados em uma versão da Ranger, pois conseguem adaptar a suspensão ao terreno em tempo real e utilizam óleo com infusão de Teflon para reduzir o atrito da peça.
Há uma placa frontal de aço de alta resistência para proteger a picape dos impactos. Blindagens na parte inferior do motor e da caixa de transferência também foram adicionados. Dessa forma, a Ranger Raptor consegue proteger alguns de seus sistemas principais, como radiador, sistema de direção, cárter e diferencial dianteiro.
A versão radical também ganhou modos de condução que mudam o comportamento da picape para o uso na cidade ou no off-road. Em pisos asfaltados, a Raptor tem à disposição os modos Normal, Sport e Slippery. Este último é voltado para condições de asfalto escorregadio. Já para o uso off-road há os modos Rock Crawl (pedras), Sand (areia), Mud/Ruts (lama), e o já citado Baja, para uma condução mais extrema.
Interior
Não foi só o interior da picape que foi modificado. Internamente, a Ranger Raptor ganhou novos bancos esportivos e uma telona vertical para o sistema multimídia. Com 12 polegadas, a central conta com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, além do sistema de som assinado pela Bang & Olufsen com 10 alto-falantes.
Detalhes em laranja e o nome da versão bordado nos bancos são outros itens que foram adicionados à cabine da picape.