Ford Ranger 2020 chega ao mercado com novo visual e mais equipada

Picape média terá apenas opções diesel e contará com seis versões
Ford Ranger 2020

Ford Ranger 2020 | Imagem: Divulgação

A Ford apresenta nesta terça-feira (25) o esperado pacote de melhorias para a Ranger, que estreia sua linha 2020.

Como já ocorria desde maio, a picape média passa a contar apenas com versões diesel, no caso com os propulsores 2.2 e 3.2, este último com 5 cilindros e 200 cv de potência. “Em 2013, 61% das vendas da linha eram formadas pelas versões de entrada e flex. Com a renovação introduzida em 2016 essa proporção se inverteu: as versões médias e de topo passaram a responder por mais de 80% das vendas. O segmento de picapes flex vem caindo progressivamente e hoje representa apenas 8% das vendas”, explica a fabricante.

Externamente, a picape passa a contar com nova grade frontal, para-choque dianteiro revisto, além de novos faróis, faróis de neblina, rodas e melhorias no acabamento interno. A Ranger 2020 também ganhou um reforço considerável em sua lista de equipamentos avançados de conforto e segurança. A versão topo de linha Limited passa a contar com sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, farol alto com comutação automática, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros itens.

A Ford destaca que não aumentou o preço da gama Ranger, sendo que a nova linha 2020 da picape será assim composta:

Ranger XL cabine dupla 2.2 diesel 4x4 manual – R$ 132.320
Principais itens de série: direção elétrica, ar-condicionado, trava elétrica das portas, computador de bordo, chave canivete com controle remoto de abertura e fechamento global e rádio com tela de 3,5 polegadas com conexão Bluetooth, USB e para iPod, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência, luzes de emergência em frenagens bruscas, controle de oscilação de reboque, sistema anticapotamento, controle adaptativo de carga, diferencial traseiro blocante eletrônico e três airbags (duplo frontal e de joelho para o motorista). A picape em sua versão de entrada conta com rodas de aço aro 16” e também sai de fábrica com tampa da caçamba com assistente de abertura e fechamento da tampa, trava com chave e oito ganchos internos para carga, capô com mola a gás, gancho para reboque, para-barro dianteiro e traseiro, protetor de cárter, protetor do tanque de combustível e provisão elétrica de reboque.

Ranger XLS cabine dupla 2.2 4x2 automática – R$128.250
Ranger XLS cabine dupla 2.2 4x4 manual – R$147.520
Ranger XLS cabine dupla 2.2 4x4 automática – R$154.610

Principais itens de série das versões XLS: todos os da versão XL acrescentando ar-condicionado automático digital com duas zonas, central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas e comandos de voz, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, novos faróis de neblina e acabamento do painel, portas e console, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), vidros elétricos com fechamento a um toque para o motorista, retrovisores elétricos, piloto automático, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, alarme, limitador de velocidade, chave programável MyKey, ajuste de altura e lombar do banco do motorista, compartimento climatizado no console e aviso luminoso do nível do lavador do para-brisa. As rodas são de liga leve são de aro 17” com pneus 265/65 R17 All Season na versão 4x2 e pneus 265/65 R17 All Terrain nas 4x4.

Ranger XLT cabine dupla 3.2 4x4 automática – R$ 176.420
Itens de série: todos os da versão XLS acrescentando bancos e volante revestidos de couro, abertura e fechamento global dos vidros, sensor de chuva, para-brisa acústico, multimídia SYNC 3 com navegação, faróis com ajuste de altura, sistema de monitoramento individual de pressão dos pneus, retrovisores com piscas integrados e rebatimento elétrico, vidros elétricos com fechamento a um toque para os passageiros, faróis com projetor, espelho retrovisor eletrocrômico e para-sóis com espelho e iluminação. Como diferenciais externos, além de estribos laterais, a Ranger XLT 2020 conta com grade, faróis, retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro cromados. As rodas são de liga leve aro 18” com pneus 265/60.

Ranger Limited cabine dupla 3.2 4x4 automática – R$ 188.990
Itens de série: todos os da versão XLT acrescentando novos faróis baixos de xênon com luz de rodagem diurna de LED e farol alto automático, chave com sensor de presença e botão de partida Ford Power, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de frenagem autônomo com detecção de pedestres, alerta de colisão, tampa da caçamba com assistente de abertura e fechamento, além de travamento elétrico, e rodas de 18 polegadas com acabamento em cinza perolizado e diamantado. Como itens exclusivos, a Ranger Limited é equipada ainda com piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento dianteiro, ajuste elétrico do banco do motorista em oito posições, sistema de personalização da luz ambiente com sete cores, rack de teto, santantônio exclusivo pintado na cor da carroceria e protetor de caçamba.

Nota do editor: a Ford realiza nesta semana a apresentação da Ranger 2020, porém, mesmo com o Autoo já se posicionando entre os principais sites automotivos do Brasil em audiência, a fabricante não convidou o veículo para o evento de lançamento da picape. Lamentamos o fato, uma vez que, com essa atitude, a marca retira a oportunidade de nossa ampla comunidade de leitores e do público engajado em nossas mídias sociais de conhecer mais detalhes sobre o produto bem como nossa avaliação inicial da novidade. Em nome da boa informação e da pluralidade de opiniões, torcemos para que a marca reveja seu posicionamento.

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis