Ford pode voltar a oferecer um carro mais barato no Brasil?
Projetos desenvolvidos na Índia podem trazer uma chance disso ocorrer
Após cancelarem a ideia de criar uma joint venture na Índia, mas ainda seguirem como aliadas, compartilhando motores e plataformas, a Ford e a Mahindra resolveram rever seu acordo mais uma vez. Segundo noticiou o Autocar India, as duas empresas agora não vão mais utilizar de forma conjunta sequer os elementos mecânicos, encerrando, portanto, qualquer vínculo.
Nos últimos meses, era cogitada a possibilidade de que o Ford EcoSport comercializado na Índia recebesse o motor 1.2 turbo com injeção direta da Mahindra, bem como a Ford iria construir um novo SUV médio para o mercado em questão tomando como base a plataforma da próxima geração do Mahindra XUV500. Agora, de acordo com o site indiano, o Ford EcoSport deverá seguir com o motor 1.5 Dragon sob o capô, enquanto o futuro SUV médio da Ford deverá adotar a mesma arquitetura que dá vida ao projeto do Territory chinês, mesmo modelo hoje à venda por aqui.
Ainda mais com o fim das atividades produtivas da Ford no Brasil, vale a pena acompanharmos de perto tudo o que a marca desenvolve nos demais mercados emergentes, pois ainda resta uma chance de voltarmos a contar com modelos mais acessíveis da marca por aqui. Com o fim da fabricação do Ka e do EcoSport em Camaçari, na Bahia, atualmente a Ranger ocupa o posto de veículo de entrada da Ford no Brasil, porém, além da proposta utilitária, seu preço começa em R$ 163.490, portanto está longe de ser barato. Brevemente a gama Ford ganhará o reforço da linha Bronco, a qual também deverá atuar em uma faixa de mercado superior.
Enquanto o Ford EcoSport indiano deverá passar por um facelift em breve, a divisão local da Ford seguirá investindo em dois projetos muito interessantes e que teriam condições de chegar ao Brasil.
Um deles deverá ser o próprio sucessor do EcoSport, até então conhecido como o projeto BX772. A mídia especializada indiana posiciona o modelo como um futuro SUV de porte semelhante ao Hyundai Creta, portanto um SUV compacto para nossos padrões. Em paralelo, a Ford também deverá desenvolver um SUV pequeno, de comprimento na casa dos 4 metros, conhecido como projeto BX744 (talvez aquele que seria o sucessor do Ka brasileiro, também conhecido como Figo na Índia). Ele seria um produto semelhante ao Renault Kiger e o Nissan Magnite, o último cotado para o mercado brasileiro.
O que cria uma expectativa para uma possível volta da Ford em segmento mais acessíveis aqui no Brasil é que a imprensa indiana cita que a ideia da Ford é transformar sua planta indiana em uma grande plataforma de exportação, podendo atender mais de 70 mercados internacionais.
Resta saber se modelos mais acessíveis como é o caso dos frutos dos projetos BX772 e BX744 chegariam ao Brasil com preços competitivos quando importados ou a marca poderia concentrar as exportações apenas para países mais próximos ao mercado indiano.
De qualquer forma, a perspectiva de que a Ford não vai abandonar projetos de carros mais acessíveis em mercados emergentes ao menos cria uma brecha para que a marca possa voltar a atuar em segmentos mais baratos por aqui. Vamos acompanhar de perto!