Ford Mustang completa 50 anos e ganha nova geração

Sexto modelo da série lançada em 1962 adota recursos de última geração; novo musclecar tem chances de ser vendido no Brasil

Ford Mustang 2014 | Imagem: Ford

Um dos carros mais icônicos da indústria está de cara nova. A Ford apresentou nesta quinta-feira (5) a sexta geração do Mustang, que começa a ser vendido nos Estados Unidos em 2014. “Definitivamente, o Mustang é mais do que um carro. Ele é o coração e a alma da Ford”, poetizou Raj Nair, vice-presidente da marca, no comunicado sobre a apresentação do veículo.

O Mustang 2014 mantém as formas “musculosas” que o consagraram, mas desta vez elas parecem suavizadas. A parte frontal segue “nervosa”, mas o restante do carro está mais esguio, sobretudo pelo teto mais baixo.

Veja mais: Chevrolet Camaro 2014 ganha novo visual

A renovação visual também trouxe faróis e lanternas de LEDs para o Mustang. Esses detalhes, apesar de modernos, foram moldados para ficarem parecidos com o conjunto óptico da primeira geração do carro, lançada em 1962. O carro ainda traz um novo aerofólio na traseira, com tamanho mais modesto, e rodas aro 20” com design inédito.

A Ford, todavia, não alterou as características dos motores do carro, que seguem iguais as da linha anterior. O modelo mais poderoso é o GT (foto), com motor 5.0 V8 de 420 cv e 53,9 kgfm de torque máximo. Já a versão intermediária, pasmem, utiliza um motor quatro cilindros, no caso o bloco 2.3 turbo de 305 cv e 41,4 kgfm, enquanto o Mustang de entrada é impulsionado por um propulsor 3.0 V6 de 300 cv e 37,2 kgfm. A montadora, todavia, ainda não divulgou os números de desempenho das versões, mas afirma que houve melhora – haverá opção de câmbio automático ou manual.

O novo Mustang, em contrapartida, ganhou um conjunto de suspensão totalmente reformulado e mais leve, com destaque para os braços independentes nas rodas traseiras, recurso que torna o carro mais estável e confortável de guiar. A linha atual do esportivo ainda utiliza eixo de torção, item que está caindo em desuso no segmento de luxo.

A cabine do carro, que neste ano completa 50 anos, também passou por uma profunda repaginação, ganhando detalhes futuristas e mais interatividade. Esse carro passa a contar com o sistema SYNC AppLync, que permite rodar aplicativos de celular no sistema no veículo, como navegadores GPS com trânsito em tempo real, redes sociais ou rádios online. Esse sistema é igual ao usado no novo Fusion oferecido no mercado brasileiro.

Falando em Brasil, o novo Mustang, pela primeira vez, tem chances de chegar ao País de forma oficial e não por intermédio de importadores independentes, como já ocorre há décadas. Não por acaso, a divisão nacional da Ford convidou jornalistas brasileiros do meio impresso para conhecer o carro de perto em Nova York. O sucesso do Chevrolet Camaro (concorrente feroz do Mustang) no mercado brasileiro também pode servir de incentivo a montadora, que também dispõe de uma boa cota de veículos importados.

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