Ford mostra versão híbrida da nova Ranger, que chega em 2025
Picape poderá rodar no modo 100% elétrico e funcionará como gerador de energia
A Ford antecipa detalhes da nova Ranger híbrida que vai começar a ser integrada à linha da marca americana no final do ano que vem, mas cujas vendas estão programadas para acontecer a partir de 2025. Entre outras novidades, a picape poderá funcionar como gerador capaz de alimentar uma casa inteira por vários dias.
VEJA TAMBÉM:
- Ford Ranger terá versão esportiva, com quase 400 cv, ainda neste ano no Brasil
- Ford Ranger XL e XLS chegam com motor 2.0 de 170 cv; veja preços e equipamentos
Ainda não foi confirmado pela Ford quais as fábricas que irão iniciar a produção deste modelo, embora tudo indique que a prioridade será para as instalações na África do Sul (que abastece a Europa) e nos Estados Unidos.
Ao contrário da Toyota Hilux MildHybrid , também confirmada para 2024 ( leia nota ), a Ranger PHEV tem possibilidade de se deslocar em modo 100% elétrico, com autonomia de bateria de até 45 quilômetros. Mas, pelo menos por enquanto, não foram divulgados dados técnicos sobre a nova Ranger híbrida, o que inclui capacidade das baterias, potência de seus motores.
Sabe-se apenas que o motor de combustão interna será EcoBoost 2.3 a gasolina ao invés de usar um motor a diesel. A bateria ficará localizada na parte inferior da caixa de carga e terá proteção contra impactos por baixo do chassis. Para recuperar a capacidade de carga da bateria, a picape terá um carregador de bordo que recebe a energia em corrente alternada. Além disso, também é certo que será mantida a a capacidade de reboque de 3.500 quilos.
A Ranger Plug-In Hybrid vai disponibilizar quatro programas de condução: Auto EV (que utiliza motor de combustão e elétrico); EV Now (modo elétrico); EV Later (modo de economia da carga da bateria); EV Charge (motor de combustão utilizado como gerador para carregar bateria).
A versão híbrida da Ranger irá disponibilizar a funcionalidade Pro Power Onboard que permite a utilização de ferramentas elétricas e aparelhos de grande consumo num local de trabalho ou num acampamento remoto, ligando-os a tomadas elétricas integradas plataforma de carga. Isto significa que os geradores ruidosos, volumosos e pesados podem ser deixados em casa, deixando mais espaço na caçamba para outros equipamentos.
Assim como outras picapes da Ford, a nova ranger híbrida também vem equipada com o sistema de tração integral, programas de condução selecionáveis e funcionalidades avançadas de segurança e assistência ao condutor.
Assista abaixo o vídeo revelado hoje sobre a nova Ranger Plug-In Hybrid Wildtrack.