Ford Maverick faz sucesso nos EUA. Conseguirá o mesmo aqui?
Ford recebeu em poucas semanas mais de 80 mil reservas para sua picape inédita
Ao combinar preço competitivo, bom conteúdo de equipamentos de série e até mesmo uma eficiente opção híbrida, era esperado que a recém-lançada Ford Maverick chegasse ao mercado norte-americano fazendo sucesso. E os números preliminares sobre a procura da picape confirmam que a Ford acertou na receita do produto.
Segundo informações da fabricante em uma recente conferência com investidores acerca do fechamento do segundo trimeste, a Ford anunciou que já havia recebido 80 mil reservas para a Maverick, sendo 36 mil realizadas já na semana de estreia da picape.
Vale destacar que a Ford está obtendo ótima aceitação com seus novos modelos. O Ford Bronco, por exemplo, registrou 190 mil reservas logo quando foi apresentado, enquanto a F-150 Lightning, versão 100% elétrica da consagrada picape full-size da marca, atingiu 100 mil reservas ao longo de suas primeiras três semanas de mercado.
Segundo a imprensa especializada norte-americana, a Ford Maverick surpreendeu por chegar ao mercado com um preço inicial abaixo dos US$ 20 mil. Partindo de exatos US$ 19.995, cerca de R$ 100 mil em uma conversão direta, sem levar em conta os custos de importação, a Maverick chega ao mercado com o relevante diferencial do conjunto propulsor híbrido.
Ele é composto por um motor 2.5 a gasolina associado a outro propulsor elétrico para entregar 193 cv (191 hp) de potência combinada e 21,4 kgfm de torque. Com isso, a Maverick híbrida será capaz de alcançar consumo na faixa de 17 km/l na cidade, antecipa a Ford. A Maverick eletrificada oferece somente tração dianteira e câmbio automático CVT.
No Brasil
Apesar da Ford ainda fazer mistério sobre a oferta da Maverick por aqui, é praticamente certo que a picape deverá ser importada do México a partir do ano que vem.
A procedência ajuda a picape a chegar ao Brasil com um valor competitivo, uma vez que será dispensada do imposto de importação, e o conjunto propulsor híbrido será um forte atributo de venda para a Maverick se comparada com Fiat Toro e Renault Duster Oroch.
Em termos de tamanho, a Ford Maverick segue de perto as dimensões da Toro. A representante norte-americana alcança 5,07 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,75 m de altura, com entre-eixos de 3,08 m, o que sinaliza bom espaço interno. Ao menos durante a apresentação da Maverick, a Ford reforçou que a picape foi concebida para acomodar 5 pessoas com conforto.
Com 680 kg de capacidade de carga, a Maverick híbrida consegue superar os 670 kg que a Toro 1.3 turbo é capaz de transportar.
A Maverick também tem em sua gama a oferta do motor 2.0 EcoBoost. Com turbo e injeção direta, ele entrega 253 cv e 38,3 kgfm de torque, trabalhando com uma caixa automática convencional de 8 marchas. A Maverick 2.0 EcoBoost conta com opções de tração dianteira ou integral.
Possivelmente os dois catálogos da Maverick, tanto o 2.5 híbrido quanto o 2.0 EcoBoost, deverão ser disponibilizados no Brasil. A previsão é que a Maverick será lançada em nosso mercado ao longo de 2022, enquanto, para 2023, a Ford tem confirmada a estreia da nova geração da Ranger para o mercado brasileiro.
Será que a Maverick fará sucesso no Brasil e conseguirá tirar o sossego da Toro? Boa credenciais para isso a representante da Ford mostrou que tem. Nos resta saber o que o mercado dirá.