Ford lança linha de caminhões extrapesados

Cargo 2042 4x2 e 2842 6x2 colocam a empresa norte-americana em todos os segmentos do mercado

Ford rodou mais de um milhão de quilômetros em testes com sua nova linha Cargo | Imagem: Divulgação

Caminhões extrapesados são os reis da estrada. Capazes de levar quantidades de carga acima de 47 toneladas por longas distâncias, eles representam o nicho que mais cresce entre os grandes utilitários no Brasil. Com um mercado avaliado em cerca de R$ 14 bilhões anuais, o crescimento do segmento ultrapassou os 30% no último ano, enquanto veículos de carga mais leves, como os caminhões semi-leves e médios vivem um período de estagnação. Em valor bruto, os extrapesados representam algo em torno de 40% da receita de todos os veículos comerciais vendidos no Brasil.

Tal cenário promissor ao segmento se dá em consequência ao desenvolvimento econômico que o país se encontra, com grandes obras de infraestrutura, assim como melhores estradas e maior demanda de entregas. Outro fator predominante é a ultrapassada dependência nacional pela logística realizada por meio de rodovias, mas isso é assunto para outra matéria.

À parte do mercado de caminhões extrapesados, está a Ford. Quer dizer, estava. Pois foi em uma das paisagens mais inóspitas do mundo, o deserto do Atacama, no norte do Chile, que a companhia norte-americana optou por mostrar à mídia especializada sua primeira linha de caminhões extrapesados, o Cargo 2042 e o 2842. Ambos inauguram uma nova fase da empresa, pois a inclui no competitivo segmento dos extrapesados, nicho que até então a marca não estava presente.
 
E os novos caminhões da linha Cargo são fruto de um projeto global que segue o plano One Ford, onde cada veículo é proveniente de uma plataforma universal. Como o Ford Fiesta, por exemplo, que é vendido em todos os mercados onde a empresa atua, os caminhões Cargo foram desenvolvidos após a parceria entre a Ford brasileira e a filial europeia. Os Cargo 2042 e 2842 serão vendidos em todos os continentes e os extrapesados da Ford que circularão no Brasil sairão da fabrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Para deixar este projeto ainda mais inovador, a Ford desenvolveu também um novo motor. Chamado de FPT, ele tem 10.3 litros de capacidade, produz 420 cavalos de potência a 2.100 rpm e será utilizado em ambos os modelos. Para os caminhões vendidos no Brasil, os motores virão de nossa vizinha Argentina.

Veja também: Ford revela a Everest, futura rival da TrailBlazer e SW4
 
Este novo motor trabalha alinhado ao sistema de transmissão automatizada ZF de 12 marchas. Ainda são oferecidos como equipamento de série itens como controle de tração, freio ABS com EBD, ar-condicionado, banco do motorista e espelhos retrovisores com ajustes elétricos. Leito com 1,90 m de altura é um opcional, assim como  controle eletrônico de estabilidade para o Cargo 2842.
 
A Ford realizou extensos testes de qualidade no projeto da nova linha Cargo. Foram mais de um milhão de quilômetros rodados em países como Brasil, Espanha, Alemanha, Bélgica e Turquia. Na Suécia foram realizados testes de frenagem e na Arábia Saudita, provas de resistência às altas temperaturas.

Os preços para os novos caminhões da Ford são bastante competitivos - R$ 261 mil para o Cargo 2042, com tração 4x2 (dois eixos)  e capaz de levar 49 toneladas. O Cargo 2842 6x2 (três eixos) custa R$ 295 mil e tem capacidade para 56 toneladas.

Com a entrada dos Cargo extrapesados, a linha da Ford fica completa e abrange todos os segmentos do mercado. A marca ainda conta com suas 140 concessionárias espalhadas por todos os estados do país e a garantia de um ano para o veículo em geral e três anos para o motor e transmissão como argumentos para ganhar clientes de concorrentes como os tradicionais Volvo FM 370 (4x2 ou 6x2) ou os  Mercedes-Benz Axor 2041 4x2 e o 2541 6x2 e o Scania R560 6x2 e 4x2, atual líder da categoria. Todos vendidos por valores superiores a R$ 300 mil.

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