Ford Ka e outros 4 carros usados que valem menos que uma TV Smart 4K

Além do subcompacto, há exemplos com bom custo-benefício para ninguém se arrepender
Ford Ka

Ford Ka | Imagem: Divulgação

Como é de conhecimento de todos, comprar um carro usado bom e barato exige muita pesquisa e dedicação; do contrário, todo o dinheiro investido irá para o ralo. Por isso, a reportagem de AUTOO foi atrás dos principais sites de classificados de veículos usados e separou modelos populares que custam menos que uma Smart TV de 77 polegadas da Samsung, cotada em algo em torno de R$ 20 mil.

VEJA TAMBÉM:

São modelos com mais de 15 anos de uso na maioria das vezes, mas vale a pena procurar bem para encontrar modelos em bom estado e que  podem ser uma alternativa de carro econômico que cabe no bolso. Confira abaixo 5 exemples, entre os quais o Ford Ka da segunda geração. 


1 -    Renault Clio

Renault  Clio
Renault Clio de 2003 vem bem equipado e conta com motores flex com 1.0 ou 1.6 liro de cilindrada
Imagem: Divulgação

O hatch da Renault foi lançado em 1999 inicialmente nas versões RL 1.0 de 59 cv, RN 1.0 e 1.6 de 90 cv e RT, só com motor 1.6. No ano 2000, vieram os novos motores 1.0 (70 cv) e 1.6 (102 cv), ambos 16V, disponíveis para a RN e RT.

O grande atrativo do hatch são os seus equipamentos e nível de acabamento. Mesmo nas versões mais simples, o Clio trouxe duplo airbag de série, barra de proteção nas portas, cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para os quatro ocupantes.

Com várias versões e opções de motor, foque nas versões flex mais fáceis de revender. Elas começaram a ser oferecidas a partir de 2004 (1.6 de até 115 cv) e 2005 (1.0 de até 77 cv). 

  • Preço médio: R$ 18 mil

2- Ford Ka (2ª geração) 

Ford Ka
Ford Ka da segunda geração foi lançada como linha 2008 e motores flex, que gastam pouco 
Imagem: Divulgação

O Ford Ka surgiu em 1997, mas foi a partir da segunda geração - surgida em 2008 - que ele começou a ficar interessante. Além do visual mais agradável, o subcompacto trouxe vantagens como motor movido a gasolina/etanol ou a mistura dos dois juntos no mesmo tanque (flex) e espaço para cinco passageiros, levando em consideração que a antiga geração só transportava duas pessoas no banco traseiro.

Apesar disso, continuava sendo oferecida apenas com duas portas. Por outro lado, trouxe mais equipamentos de série e motores mais potentes, como o 1.0 de até 72,7 cv e o 1.6 de até 110 cv.

  • Preço médio: R$ 18.900

3 - Chevrolet Celta

Chevrolet Celta 2015
Chevrolet Celta é bem procurado no mercado de usados por ser econômico e ter manutenção barata
Imagem: Divulgação

O Chevrolet Celta foi lançado no Brasil em 2000 e terminou o ciclo em 2015 alcançando um sucesso de vendas absoluto entre os populares da categoria. A boa imagem dele no mercado brasileiro, incentivou a empresa a lançar, em 2006, a configuração Sedã, batizada de Prisma. 

O hatch da Chevrolet foi oferecido nas versões com duas e quatro portas (a partir de 2002) e dependendo do pacote de opcionais, podia vir com vidros elétricos, ar quente, desembaçador e limpador traseiro. Mais tarde, passou a oferecer direção hidráulica e até ar-condicionado para as versões mais completas.

Algumas das mudanças mais marcantes na linha foram: a versão Energy (2003), equipada com propulsor 1.4 (85 cv) e, em 2005, a estreia do motor 1.0 bicombustível (Flexpower) de 70 cv.

  • Preço médio: R$ 19.900

4- Fiat Uno Mille

Fiat Mille Way
Fiat Mille Way tem distância livre do solo 4,4 cm maior que as demais versões do hatch compacto
Imagem: Divulgação

O Fiat Uno Mille tornou-se realidade a partir de 1990 sendo o responsável pela volta do conceito de carro popular nos anos 1990. O projeto deu tão certo que ele foi produzido no Brasil de 1984 a 2013 sem ter tido grandes alterações estéticas.  Entre tantas opções, a versão Fire Economy, lançada em 2001 é uma opção bastante racional e inteligente.

A partir dela, o motor 1.0 passou a ser alimentado por injeção eletrônica multiponto de combustível de 55 cv. Outra versão interessante na trajetória da “botinha ortopédica” foi a 1.0 Flex (66/65 cv), em 2005, que já trouxe a primeira e leve reestilização do Mille. Em 2008, pintava a Fire Economy e Way Economy (com suspensão elevada em 44 mm), que passou a contar com uma série de melhorias mecânicas visando um melhor consumo.

  • Preço médio: R$ 20 mil

5- Volkswagen Gol (terceira geração)

Volkswagen Gol G3
Volkswagen Gol G3 fez bastante sucesso pela robustez e por não pesar no bolso 
Imagem: Divulgação

O Volkswagen Gol da terceira geração (G3) foi lançado em 1999 como modelo 2000 e foi até 2005 acumulando alguns feitos marcantes para a trajetória de um dos carros de maior sucesso da montadora. A partir de 2003, por exemplo, o hatch veterano estreou a tecnologia flexível no Brasil, algo até então inédito no país. Na 1.6 a potência é de 99/97 cv.

A opção de entrada 1.0 16V (76 cv) na configuração Plus já trazia itens cada vez mais requisitados como vidros e travas elétricos, direção hidráulica e ar-condicionado.

Em 2005 foi a vez do 1.0 bicombustível de até 68 cv chegar junto a variante 1.8 de até 106 cv.  Este foi o último ano do Gol G3, uma vez que a Volkswagen já tinha o G4 para sucedê-lo.

  • Preço médio: R$ 20.900  

 

Ford Ka

Ford Ka

Renault  Clio

Renault Clio

Volkswagen Gol G3

Volkswagen Gol G3

Ford Ka

Ford Ka

Fiat Mille Way

Fiat Mille Way

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise