Ford Ka 2019 estreia em julho, enfim, com o câmbio automático
Modelo ficará mais seguro e vai partir de R$ 45.490 na versão 1.0 S, antecipa site
Depois de anunciar os preços e configurações do novo Ka FreeStyle, aos poucos vamos desvelando a estratégia da Ford para o segmento.
A boa notícia é que, finalmente, a marca vai abandonar a estratégia de oferecer a transmissão automática apenas para o Fiesta e vai aplicar a opção de câmbio também para o Ka a partir da linha 2019. Esse tipo de transmissão é cada vez mais desejado pelo público brasileiro e era mais do que necessária para conferir mais competitividade ao modelo.
O site Autos Segredos conseguiu apurar mais dados relevantes sobre o Ka 2019, incluindo o preço de sua versão de entrada. A configuração S 1.0 será tabelada em R$ 45.490, portanto um reajuste de R$ 710. Ainda segundo os colegas do Autos Segredos, a versão ganhará o reforço de mais equipamentos de série, tais como ajuste de altura do banco do motorista, vidro elétrico dianteiro, quatro alto-falantes, computador de bordo e iluminação do porta-luvas.
Para dirimir os problemas do baixo nível de segurança do modelo, outro ponto relevante é que o Ka 2019 receberá reforços estruturais. “Aço especial de alta resistência foi usado nos pilares e reforços no assoalho. As peças também tiveram aumento de espessura em até 1,2 mm”, relata o Autos Segredos.
Além da caixa automática de 6 marchas que fará par com o novo motor 1.5 de 3 cilindros, mesmo conjunto empregado nas versões mais acessíveis do EcoSport, o Ka 2019 receberá também o reforço da central multimídia Sync de terceira geração. As versões manuais passam a usar a nova caixa MX65 também fabricada a partir de agora em Taubaté (SP).
Ao menos no Ka FreeStyle, como já se sabe, o motor 1.5 tricilíndrico entrega até 136 cv de potência e 16,1 kgfm de torque com etanol. Os números são muito bons e a potência supera até mesmo os 128 cv do 1.6 16V usado pelo Hyundai HB20, equivalendo-se em torque. O motor 1.0, também de 3 cilindros e usado pelas versões mais baratas do Ka, segue em linha normalmente e continua com até 85 cv se abastecido com etanol. Assim como ocorreu com o Ka vendido na Europa e que você confere na galeria de imagens, o modelo nacional receberá leves aprimoramentos visuais. Na Europa, o modelo ganhou até requintes como o ar-condicionado automático digital. Resta saber se a Ford vai trazer os mesmo recursos também para Ka produzido no Brasil.
A previsão é que a gama Ka 2019 chegue às lojas em julho, reforçando também que a novidade será uma boa pedida para o público PCD que está de olho em um hatch. O preço, mesmo no caso do automático, certamente deverá ficar abaixo dos R$ 70.000.