Ford inicia troca do Territory pelo Equator Sport em alguns mercados
Novo modelo produzido na China é uma opção bem mais moderna em relação ao SUV médio atual
Como já abordamos em uma análise recente, ao que tudo indica a Ford deverá adotar o caminho lógico e já começou o seu processo de substituição do Territory pelo Equator Sport nos mercados onde o primeiro já era oferecido.
O primeiro deles, como é possível na imagem abaixo, foi o Camboja, em que o Equator Sport é apresentado como a evolução do Territory no país asiático.
Também desenvolvido pela joint venture entre a Ford e a chinesa JMC (Jiangling Motors Corporation), o Equator Sport conta não só com um design externo mais moderno em relação ao Territoy, bem como sua cabine é mais sofisticada, oferecendo a central multimídia Sync 4 e display duplo no painel.
Em relação ao Territory, o Equator Sport também traz um avanço nas dimensões, alcançando até 4,63 m de comprimento, 1,70 m de altura e 2,72 m de entre-eixos, preservando apenas a largura (1,93 m).
Interessante lembrar que o Equator Sport é uma opção de menor porte em relação ao Equator convencional, que oferece como diferencial os 7 lugares, permitindo que a Ford atue na categoria em regiões onde julgar interessante.
Sob o ponto de vista mecânico, o Equator Sport ainda conta com evoluções importantes na comparação com o Territory, como a presença do motor 1.5 turbo da família EcoBoost com 170 cv e o câmbio de dupla embreagem com 7 marchas. O SUV, assim como ocorre com o Territory, oferece apenas tração dianteira.
Aqui no Brasil, o Territory é importado da China na versão única Titanium, com preço sugerido de R$ 214.700. Por aqui, apesar de não termos até o momento qualquer sinalização oficial da marca, é fato que faria muito mais sentido a Ford também optar pela substituição do Territory pelo Equator Sport como seu representante entre os SUVs de porte médio. A conferir futuramente.