Ford inicia produção do Focus RS na Alemanha
Versão esportiva do novo Focus usa um motor turbo de 350 cv
Quase um ano após sua apresentação oficial (no Salão de Genebra, em março), o Focus RS acaba de chegar à linha de produção da Ford em Saarlouis, na Alemanha, como parte da promessa da marca em lançar 12 esportivos no mercado global até 2020. A versão topo de linha do hatch médio começa a ser vendida em mercados como Europa e Estados Unidos ainda neste semestre, com preço de US$ 35.730 (ou R$ 145 mil, numa conversão direta).
O novo Ford Focus RS é equipado com um motor 2.3 litros EcoBoost turbo de quatro cilindros, que entrega 350 cavalos de potência e 48,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de seis velocidades e tração integral. Segundo dados da marca, o esportivo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.
O conjunto dispõe ainda de um controle dinâmico de torque da Ford Performance, divisão da empresa voltada ao desenvolvimento de superesportivos, e é o primeiro RS com modos de direção selecionáveis, o que inclui o inédito “Drift Mode”, que permite derrapagens controladas. Há também controle de partida.
De acordo com a Ford, o novo Focus RS já foi configurado por 250 mil pessoas em seu site e soma mais de 3,1 mil encomendas na pré-venda iniciada em setembro. Além do Focus RS, a empresa oferece o Mustang, o Focus ST e o Fiesta ST, além do Ford GT, que chega no final do ano. A marca deve vender 41 mil carros esportivos no mercado europeu em 2016.