Ford Fusion terá nova geração preservando o estilo sedã
Flagra que surgiu nesta semana prova que o chinês Evos não será o sucessor direto do sedã médio-grande
Há vários meses eram fortes os rumores de que o Ford Fusion seria substituído por um inédito crossover dentro do portfólio da marca norte-americana. A estreia do Evos na edição deste ano do Salão de Xangai fez com que a novidade fosse apontada como esse aguardado sucessor do sedã, em especial por conta do seu estilo bem singular, mesclando traços de um SUV-cupê sem exagerar na altura.
Contudo, executivos de relações públicas de diversos mercados onde a Ford opera foram logo avisando que o Evos será um modelo exclusivo para a China, não sendo oferecido em outros locais ao redor do mundo.
Um flagra que surgiu nesta semana reforça o posicionamento oficial da marca. Nas imagens realizadas na Alemanha, é possível notar um três volumes com a dianteira claramente inspirada no Evos, porém da coluna B para trás temos um modelo totalmente inédito.
Apesar da Ford ter abandonado o segmento de carros de passeio (exceto pelo Mustang), a novidade em teste no país europeu claramente remete a um sedã/cupê 4 portas. Em uma das fotografias publicadas pelo site Ford Authority é possível notar que a terceira luz de freio (brake light) está localizada na tampa do porta-malas, sinalizando que ela deverá ter uma abertura convencional.
Interessante pontuar que o protótipo não aparenta ter uma altura em relação ao solo muito elevada, ao contrário do chinês Evos.
Tomando como base as imagens e as informações do site norte-americano, o designer Kleber Silva preparou algumas projeções (clique na foto principal para acessar a galeria) sobre o que podemos esperar do sucessor do Fusion tomando como base a geração mais recente do sedã e aplicando elementos do Evos.
Considerando que o Ford Mondeo, como é chamado o Fusion na Europa, será descontinuado por lá no fim do primeiro trimestre de 2022, é provável que o sucessor do três volumes faça sua estreia até o fim do ano que vem ou, no mais tardar, em 2023. Na América do Norte e aqui no Brasil o Fusion teve sua oferta encerrada no ano passado.
Apesar da migração de grande parte dos consumidores de sedãs mais sofisticados para os SUVs de médio porte ou superiores, o Fusion foi um modelo que sempre conquistou boa aceitação em nosso mercado, superado em alguns momentos até as vendas de sedãs premium como o BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. Por conta disso, vale a pena ficarmos de olho em seu sucessor. Vamos acompanhar todos os detalhes!