Ford Fusion 'emagrece' mais de 300 kg
Conceito que usa materiais especiais mais leves deixa sedã grande com mesmo peso de um Fiesta
Enquanto as tecnologias ‘limpas’ de propulsão não ganham volume de produção, uma saída encontrada pelos grandes fabricantes é reduzir peso dos modelos, digamos, convencionais. A Ford, por exemplo, está investindo pesado na nova geração da picape F-150, que usará diversos tipos de materiais avançados em sua construção. O objetivo é fazer com que o veículo perca peso para tornar-se mais eficiente.
A prova de que isso é uma meta possível foi conseguida num protótipo criado pela marca usando como base o sedã Fusion. Batizado de “Lightweight Concept”, o modelo utiliza aços de alta resistência, alumínio, magnésio e fibra de carbono. Com isso, a Ford conseguiu reduzir seu peso em mais de 300 kg.
O mais impressionante é que esse ‘emagrecimento’ tornou o Fusion tão leve quanto um Fiesta, um modelo compacto: de 1.556 kg, o sedã passou a pesar 1.238 kg – o Fiesta pesa em torno de 1.200 kg.
Por enquanto, o grande impeditivo para adotar esses materiais é o custo. Ligas especiais de aço custam caro, assim como o alumínio, por exemplo. Mas na outra ponta, a economia é significativa. Com peso menor, modelos grandes dispensam motores gastões, sem perder desempenho. É essa a esperança da Ford e de outras marcas para manter em linha suas grandes picapes, que chegam a beirar as seis toneladas de peso e são conhecidas pelo apetite generoso de combustível.
A tecnologia usada no Fusion está sendo testada para ajudar a F-150 (foto) a ser mais eficiente em sua nova geração