Ford Fusion 'emagrece' mais de 300 kg

Conceito que usa materiais especiais mais leves deixa sedã grande com mesmo peso de um Fiesta

Fusion com carroceria mais leve: peso de um Fiesta | Imagem: Ford

Enquanto as tecnologias ‘limpas’ de propulsão não ganham volume de produção, uma saída encontrada pelos grandes fabricantes é reduzir peso dos modelos, digamos, convencionais. A Ford, por exemplo, está investindo pesado na nova geração da picape F-150, que usará diversos tipos de materiais avançados em sua construção. O objetivo é fazer com que o veículo perca peso para tornar-se mais eficiente.

A prova de que isso é uma meta possível foi conseguida num protótipo criado pela marca usando como base o sedã Fusion. Batizado de “Lightweight Concept”, o modelo utiliza aços de alta resistência, alumínio, magnésio e fibra de carbono. Com isso, a Ford conseguiu reduzir seu peso em mais de 300 kg.

O mais impressionante é que esse ‘emagrecimento’ tornou o Fusion tão leve quanto um Fiesta, um modelo compacto: de 1.556 kg, o sedã passou a pesar 1.238 kg – o Fiesta pesa em torno de 1.200 kg.

Por enquanto, o grande impeditivo para adotar esses materiais é o custo. Ligas especiais de aço custam caro, assim como o alumínio, por exemplo. Mas na outra ponta, a economia é significativa. Com peso menor, modelos grandes dispensam motores gastões, sem perder desempenho. É essa a esperança da Ford e de outras marcas para manter em linha suas grandes picapes, que chegam a beirar as seis toneladas de peso e são conhecidas pelo apetite generoso de combustível.

Mapa das montadoras no Brasil
Divulgação

A tecnologia usada no Fusion está sendo testada para ajudar a F-150 (foto) a ser mais eficiente em sua nova geração

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise