Ford Focus ganha novo visual e motor eletrificado na Europa
Modelo segue sua trajetória no velho continente e ganhou novidades em design e conteúdo nas carrocerias hatch e SW
O Ford Focus deixou o mercado brasileiro há alguns anos, mas segue firme em sua trajetória na Europa. Tanto que a quarta geração do modelo ganhou uma atualização em seu visual, além de ganhar mais itens de conectividade e um sistema híbrido leve de 48V.
Em relação ao visual, o modelo não passou por grandes mudanças, mas recebeu uma atualização de estilo. A dianteira recebeu novos faróis de LED com a luz de neblina integrada, uma nova grade com o logotipo da marca ao centro e o para-choque redesenhado.
Já a traseira se manteve praticamente sem alterações, com apenas as lanternas ganhando uma nova disposição das luzes e lentes escurecidas nos modelos hatch e SW.
Sob o capô, o Focus agora passa a oferecer a opção do sistema híbrido leve de 48V. Ele combina o motor 1.0 EcoBoost com a tecnologia, que substitui o alternador convencional por um gerador acionado por correia. Dessa forma, ele recupera a energia das frenagens e armazena em baterias de íon de lítio. Com essa recuperação, ele é capaz de auxiliar o motor a combustão quando mais torque é necessário, o que ajuda a economizar combustível.
Esse propulsor híbrido leve está disponível com 125 cv ou 155 cv, com câmbio manual de 6 velocidades ou de dupla embreagem e 7 marchas.
A Ford também oferece o motor 1.0 EcoBoost somente a combustão, com 100 cv ou 125 cv, e o motor 1.5 diesel de 95 cv e 120 cv, sendo que estes dois motores estão disponíveis apenas com a caixa manual.
Tecnologia
A Ford também adicionou novas opções de conectividade para o Focus. O SYNC 4 conta com uma tela de 13,2 polegadas que abriga as funções multimídia do carro e também do sistema de ventilação. A central permite o espelhamento sem fio dos smartphones com sistemas Android ou iOS.
Há também sistemas tecnológicos de segurança, como o sensor de ponto cego que monitora o tráfego e avisa o condutor sobre os veículos que estão se aproximando do veículo. Além desse sistema, o carro conta com o alerta de ocupante traseiro, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e o assistente de estacionamento, que faz balizas de modo automatizado.
Todas essas mudanças fazem parte tanto da versão hatch do Focus quanto da SW, perua do modelo que nunca foi vendida no Brasil, mas que ainda tem um bom mercado na Europa, mesmo com o crescimento dos SUVs.