Ford Fiesta Sedan é usado espaçoso e que não gasta muito; veja preços

Bom de dirigir e com amplo espaço, sedã agrada, mas tem problemas e acabamento, segundo os donos
Ford Fiesta Sedan

Ford Fiesta Sedan | Imagem: Divulgação

Desenvolvido a partir do projeto Amazon, o Ford Fiesta Sedan foi lançado em 2004 em três opções de motor: Personnalité 1.0 de 66 cv, Supercharger de 95 cv e Flex de 1.6 Flex (111 cv - álcool / 105 cv - gasolina), nas versões de acabamento First ou a mais requintada Trend, que ganhava a mais forro em tecido nas portas e grade do radiador, retrovisores, frisos e maçanetas pintadas.

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Em equipamentos, dependendo do pacote, o Ford Fiesta Sedan pode vir com direção hidráulica, travas elétricas com controle remoto, vidros elétricos nas portas traseiras, dois airbags, freios ABS, entre outros.

A versão bicombustível para o motor 1.0 só veio em 2006 rendendo 73 cv com álcool e 71 com gasolina. No ano seguinte, o Fiesta ganhou um novo estilo - conhecido como Kinetic - que incorporava novos faróis, grade e capô.

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Para 2009, o sedã da Ford passou a ser identificado pelas versões Fly e Pulse. Junto a isso, estreou o My Connection, sistema de som com rádio, CD, MP3 Player e conexão para dispositivos USB, iPod e celular via bluetooth, opcional para todas as variantes. 

No ano de 2010, a linha ganhou leve reestilização e acabamento melhorado e painel de instrumentos mais completo com computador de bordo.

Na linha 2014, o Fiesta Rocam trocou de versões. Agora a Fly virou S e a Pulse, SE. Foi nesse ano que o sedã se aposentou e abriu espaço para o New Fiesta Sedan, importado para o Brasil desde 2010.

PONTOS CRÍTICOS PARA CHECAR COM ATENÇÃO

Ford Fiesta Sedan
Ford Fiesta Sedan fabricado no Brasil tem interior bem simples, com plásticos e revestimentos despojados
Imagem: Divulgação

1- Reservatório de gasolina de partida a frio 

Em 2006, algumas unidades foram chamadas para um recall para trocar a peça que pode apresentar fissuras, ocasionando vazamentos e prejudicando a eficiência do sistema, quando o veículo estiver abastecido somente com álcool. 

2- Embreagem 

Alguns donos reclamam do desgaste da embreagem. A primeira evidência é o pedal da embreagem que apresenta trepidações ou em outros casos a clássica patinada a cada troca de marcha.

3- Excesso de plásticos 

O excesso de plásticos nos acabamentos internos é motivo de constantes irritações de seus donos com os barulhos nas portas, porta-malas e painel. A dica para este problema crônico é levar em uma empresa especializada em eliminar ruídos em automóveis.

4- Desalinhamento 

Algumas unidades saíram com esta falha na construção. Segundo alguns depoimentos de donos do modelo foram constatados a falta de alinhamento nas portas, capô, porta-malas, para-choques, faróis e lanternas. A dica é avaliar se todos os vãos entre essas peças possuem a mesma espessura. 

5- Suspensão 

Verifique durante o test drive se os amortecedores apresentam ruídos. Na época, quando o sedã estava em produção, nem mesmo a Ford e suas autorizadas conseguiram sanar o problema. 

QUAL VERSÃO VALE MAIS A PENA

Ford Fiesta Sedan
Ford Fiesta Sedan é mais harmonioso quando visto de traseira e tem porta-malas de 478 litros
Imagem: Divulgação

Se você está atrás de um sedã com um desenho bonito, bom de dirigir e faz questão de um amplo espaço interno, pode incluir o Ford Fiesta Sedan na sua lista. 

A primeira dica é fugir das versões 1.0 e 1.0 Supercharger, que não eram oferecidas com motor bicombustível. São menos potentes e mais beberronas que as versões flex.

As demais como a 1.0 e 1.6, ambas flex, têm melhores ofertas no mercado de usados, sobretudo nas versões mais baratas, de 1,0 litro, mas peca quando o assunto é acabamento e nível de equipamentos. Por isso, dê atenção às opções mais completas, pelo menos com direção hidráulica e ar-condicionado.

Por menos de R$ 20 mil, é possível encontrar as versões 1.6 da primeira leva. Além de mais baratas, elas já contam com a tecnologia bicombustível. Com gasolina, chega a fazer 8,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, conforme o Inmetro.

Com este baixo investimento, o Ford Fiesta traz como ponto positivo o espaço interno, graças às dimensões muito bem definidas. São 4.205 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.495 mm de altura e 2.488 mm de entre-eixos.

O porta-malas é outro fator que mais seus proprietários adoram. São 478 litros. Porém, o tanque com capacidade para apenas 45 l é pequeno, obrigando a maiores paradas nos postos de combustíveis durante uma viagem mais longa. A partir de 2007, o Ford Fiesta recebeu um tanque de combustível maior, de 54 litros.

Junto a isso, melhoraram também o isolamento acústico das forrações de painel e portas, assim como as suas guarnições, feitas de uma borracha mais durável, além da ausência das indesejáveis rebarbas presentes nos plásticos. Uma unidade destas pode sair por R$ 23,5 mil, em média.

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.