Ford Fiesta chega ao fim no próximo dia 7 após 47 anos
Hatch, que foi fabricado no Brasil entre 1996 e 2019, vai dar espaço para SUVs na Europa
A Ford vai colocar um ponto final na história de 47 anos do Fiesta, um dos seus modelos mais populares do mundo, no próximo dia 7. Nesta data, a última unidade será feita na fábrica de Colônia, na Alemanha, e ficará guardada no museu da própria unidade.
O Fiesta foi um dos modelos mais vendidos da Europa desde seu lançamento em 1976. Chegou à primeira posição na Inglaterra em alguns anos, mas a moda dos SUVs o fez cair nas vendas.
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No Brasil, o hatch chegou importado da Espanha em 1994 em sua terceira geração como forma de oferecer um modelo de volume com o fim da Autolatina. A produção nacional começou em 1996 já na quarta geração.
Essa fase da vida do Fiesta rendeu o primeiro sedan, que chegou a ser vendido no Brasil com pouco sucesso, e a picape Courier.
A quinta geração foi lançada em 2003 e também rendeu frutos, como o sedan agora com mais vendas e o SUV EcoSport. A sexta, que chegou a ter algumas unidades importadas e depois virou nacional, chegou em 2010 e também teve sedan e EcoSport.
Saiu de linha em 2019, já com vendas em baixa, com a decisão da Ford de sair do Brasil como fabricante.
A sétima geração continuou sendo feita na Europa. Durante a pandemia, no entanto, as vendas caíram enquanto o SUV Puma subia no ranking e tomava o posto de Ford mais vendido do continente.
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Agora a marca diz que precisa de espaço em Colônia para fazer o SUV elétrico Explorer. A Ford já anunciou que só fará modelos movidos a bateria na Europa a partir de 2030 e o Fiesta ficou de fora dos planos.