Ford Fiesta 2018 chegará às lojas em dezembro
Modelo ganhará reestilização e central SYNC 3 mas pacote mecânico deverá ser o mesmo
A Ford apresentará a linha 2018 do Fiesta entre os dias 23 e 24 de novembro, ou seja, em duas semanas. O modelo, que já teve as primeiras unidades emplacadas em outubro, deve chegar às lojas em dezembro com algumas novidades como a elogiada nova versão da central multimídia SYNC 3.
Mas é o visual externo a maior mudança. Flagrado no mês passado, o hatch compacto premium teve imagens vazadas e que revelavam uma nova frente com para-choque redesenhado e faróis com luzes diurnas de LED. Outra imagem, do jornalista Jorge Moraes, foi publicada no Instagram nesta semana mostrando o modelo sem disfarces.
O Fiesta é fabricado em São Bernardo do Campo, numa linha de montagem solitária – além dele, a Ford produz ali sua linha de caminhões – e o volume tem sido baixo: em outubro apenas 1.520 unidades foram emplacadas no Brasil, a maior parte (91%) das versões SE e SEL 1.6.
Como a Ford já adianta que o modelo continuará com os motores 1.6 Sigma e Ecoboost, a introdução do bom motor 1.5 de 3 cilindros usado no EcoSport 2018 ficará de fora do hatch. Já o câmbio Powershift, que hoje equivale a um terço da demanda, deve ser mantido também – ele tem sido conhecido pela pouca eficiência e foi substituído por uma transmissão automática tradicional no SUV compacto.
Apesar de a linha 2018 chegar tarde para os padrões de mercado, a Ford não tem do que reclamar das vendas do Fiesta este ano. Se não emplaca tanto quanto no passado ao menos o hatch compacto está crescendo em relação a 2016: foram 15% a mais que no ano passado até outubro.