Ford F-150 ou Ram 1500 Rebel: qual entrega mais pelo seu dinheiro?
Modelos travam uma interessante disputa para quem deseja gastar entre R$ 450 mil e R$ 500 mil em uma picape
Enquanto a Chevrolet Silverado não é lançada – algo que deverá ocorrer na etapa final deste ano – podemos dizer que a Ford F-150 e a Ram 1500 Rebel vão esquentando uma disputa que vai se tornar cada vez mais interessante aqui no Brasil, iniciando a expansão do segmento de picapes full-size em nosso mercado.
Concorrentes diretas, Ford F-150 e Ram 1500 Rebel chegam ao país com preços gravitando entre R$ 450.000 e R$ 500.000, portanto de olho em um público seleto e em grande parte vinculado ao agronegócio. Contudo, qual delas entrega mais pelo valor gasto?
Conjunto mecânico
Tanto a Ford quanto a Ram apostaram em poderosos motores V8 gasolina para movimentarem a F-150 e a 1500 Rebel no Brasil.
Enquanto o 5.0 V8 Coyote da Ford alcança até 405 cv e 56,7 kgfm de torque, o 5.7 V8 Hemi da Ram dispõe de 400 cv e 56,7 kgfm, valores, portanto, muito próximos.
Enquanto a Ram equipa a 1500 Rebel com a transmissão automática TorqueFlite de 8 marchas, temos na F-150 uma transmissão mais avançada e com 10 velocidades.
A 1500 Rebel, por sua vez, é mais rápida, alcançando 100 km/h em 6,4 segundos contra 7,1 segundos da F-150, porém a F-150 é mais econômica, com médias de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada contra 5,3 e 6,6 km/l, respectivamente, da Ram 1500 Rebel.
Vale citar que, enquanto a Ram 1500 Rebel conta com tanque para 98 litros de gasolina, a Ford optou por importar a F-150 com um tanque de 136 litros, o que permite estender a autonomia da picape para mais de 1.000 km, detalha a Ford.
Nos dois modelos encontramos um completo sistema de tração 4x4 com a possibilidade do bloqueio eletrônico do diferencial traseiro.
Caçamba e reboque
Partindo para dois atributos importantes quando falamos de uma picape, temos na Ford F-150 a possibilidade de transportar até 728 kg (na versão Lariat) ou 1.370 litros de carga, acompanhada de uma capacidade de reboque para 3.515 kg em seus dois catálogos oferecidos no Brasil.
A Ram 1500 Rebel, por sua vez, acomoda até 1.200 litros ou 610 kg de carga na caçamba, podendo rebocar 4.935 kg, número substancialmente maior em relação à concorrência.
Custo-benefício
Olhando para a lista de preços das duas marcas, a Ram 1500 Rebel oferece um valor de compra mais acessível, atualmente tabelado em R$ 456.990.
A F-150, por sua vez, parte de R$ 470.000 na opção Lariat. Com a diferença, é possível equipar a Ram 1500 Rebel com o pacote “Level II”, que eleva o preço final da picape para R$ 476.425 e acrescenta recursos como o head-up display, sistema de som premium com 19 alto-falantes, terceira luz de freio em LED, entre outros recursos.
Em termos de tecnologia, a 1500 Rebel já é equipada de série com assistente de estacionamento, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, teto solar panorâmico, entre outros.
A F-150 não deve em nada em termos de itens de série para a rival, buscando se diferenciar por meio das rodas de liga leve aro 20” (aro 18” na 1500 Rebel) e o interessante sistema Pro Trailer para facilitar a manobra do reboque.
As duas picapes contam com o recurso das câmeras 360º, monitoramento de pontos cegos com cobertura também para o implemento traseiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros.
É importante salientar que, no caso da F-150 Lariat, seu sistema de som original contempla somente 8 alto-falantes.
A Ram 1500 Rebel já chega às concessionárias com capota marítima e os práticos RamBox nas laterais da caçamba, os quais permitem acomodar 103,4 litros de bagagens cada um de forma totalmente protegida de água ou poeira e ainda podem ser trancados.
Conclusão
Podemos dizer que a F-150 oferece um projeto mais sofisticado, com destaque para o amplo uso de alumínio para redução da massa total do veículo, além da transmissão com 10 marchas, porém a 1500 Rebel é um produto que se sobressai em algumas credenciais técnicas que tendem a ser valorizadas pelos consumidores dessas picapes no Brasil.
Entre esse atributos podemos elencar o nível de desempenho superior da Ram, além de sua capacidade de reboque consideravelmente maior, vencendo a rival nesse quesito por uma confortável margem de 1,5 tonelada.
Além disso, a Ram 1500 Rebel chega ao país com custo-benefício melhor estruturado, custando menos e longe de ficar devendo em itens de conforto, segurança ou tecnologia.
Vamos ver se, no fim de 2023, a Chevrolet Silverado consegue apimentar ainda mais essa disputa.