Ford Evos: como será o sucessor do Fusion

Modelo também substituirá alguns produtos europeus, como a minivan S-Max
Projeção de Kleber Silva para o Ford Evos

Projeção de Kleber Silva para o Ford Evos | Imagem: Kleber Silva

É fato que a migração da Ford para uma linha composta por SUVs e picapes vai deixar muita saudade em especial entre os fãs do Fusion (ou Mondeo na Europa). Com um pacote muito interessante até sua mais recente geração, o sedan médio-grande entregava um estilo arrojado e elegante, bom espaço interno, alto nível de eletrônica e assistentes de condução e uma mecânica eficiente, com destaque para o uso de motores turbo e a oferta de tração integral em algumas versões, um importante diferencial do Fusion entre muitos competidores diretos.

De qualquer forma, a Ford vai oferecer um modelo com porte semelhante ao Fusion, que, apesar da maior altura em relação ao solo, não terá uma carroceria tão alta ou mais quadrada como um SUV propriamente dito.

Estamos falando do Ford Evos e uma boa ideia sobre o que podemos esperar da novidade pode ser visto nas projeções de Kleber Silva nesta notícia.

A ideia da Ford no desenvolvimento do modelo claramente levou em conta o sucesso comercial que o Subaru Outback alcançou nos EUA, o que deixou claro que a receita do crossover japonês faz bastante sentido para grande parte do público.

Uma espécie de station wagon elevada, a ideia de modelos como o Subaru Outback e o futuro Ford Evos é entregar muita versatilidade interna e um bom porta-malas, sem abrir mão da dirigibilidade mais próxima de um sedan ou hatch, ou seja, não tão influenciada pela maior altura em relação ao solo e a própria carroceria mais alta e pesada de um SUV.

O Ford Evos não deverá economizar no porte, uma vez que sua missão será substituir não só um sedan como o Fusion/Mondeo, mas também servir como alternativa para monovolumes europeus como o S-Max e o Galaxy. O nome Stormtrak também foi registrado na Europa e pode ser o nome do Evos por lá ou indicar uma versão para a novidade.

Conhecido internamente como projeto CD542, o Ford Evos utilizará como estrutura técnica a plataforma C2 e seu entre-eixos será bem maior do que modelos como o Focus SportBreak, a perua baseada no hatch de médio porte oferecida no Velho Continente.

Entre os conjuntos mecânicos, a mídia especializada europeia aposta em opções como o 1.5 e o 2.0, ambos turbo e com injeção direta, dotados de sistemas micro-híbridos de eletrificação. Uma variante híbrida plug-in também pode ser contemplada. O Evos deverá contar ainda com opções de tração dianteira ou integral.

A previsão é que o Ford Evos seja revelado por volta do fim de 2021, com sua estreia comercial em alguns mercados iniciando a partir de 2022. É cedo para apostar em uma oferta do Evos no Brasil, contudo, considerando a boa aceitação que o Fusion sempre teve por aqui, é algo que a Ford poderá considerar em sua estratégia.

Projeção de Kleber Silva para o Ford Evos tomando como base a atual station wagon do Focus
Projeção de Kleber Silva para o Ford Evos tomando como base a atual station wagon do Focus
Imagem: Kleber Silva

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis