Ford Everest: nova geração do SUV da Ranger estreia com muita tecnologia
Modelo conta com porte e proposta semelhante ao de Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer
Como estava previsto, a Ford revelou nesta terça-feira (1º) a aguardada nova geração do Everest.
Derivado da Ranger, o SUV segue a lógica de produtos como o Toyota SW4 (derivado da Hilux), Chevrolet Trailblazer (derivado da S10), entre outros modelos 7 lugares com carroceria sobre chassi e alta vocação off-road.
Segundo a divisão australiana da Ford, o Everest terá como opções os motores 2.0 biturbo diesel e 3.0 V6 diesel também sobrealimentado. O câmbio será sempre o automático de 10 marchas e os consumidores poderão optar entre versões com tração traseira ou 4x4.
Com a proposta de criar um “santuário” na cabine, o Everest em sua nova geração contará com um generoso teto panorâmico, revestimento interno de couro aquecimento e ventilação para os bancos dianteiros e aquecimento também para a segunda fileira de assentos, entre outros itens.
Para reforçar o aspecto premium na parte externa, o SUV 7 lugares contará com rodas de liga leve até o aro 21”, além de uma opção de pintura com três camadas e detalhes especiais.
Tecnologia
Na parte interna, o Everest em sua nova geração contará com painel de instrumentos totalmente digital com tela de até 12,4” na versão Platinum e uma generosa central multimídia instalada verticalmente com display de até 12” nas versões Trend, Sport e Platinum.
Entre suas credenciais técnicas, o novo Everest terá uma capacidade de cruzar trechos alagados em até 800 mm, bem como rebocar até 3.500 kg.
Mas é na tecnologia e na eletrônica embarcada que o SUV promete se destacar.
A Ford equipou o novo Everest com um alto nível de assistentes de condução, com destaque para o monitoramento de pontos cegos inclusive abrangendo trailers ou outros implementos, piloto automático adaptativo com reconhecimento de placas de velocidade, assistente de estacionamento 2.0 capaz de retirar o veículo da vaga, faróis em matriz de LED, assistente de permanência em faixa, entre outros.
Além de recursos como a câmera 360º, item relevante em um modelo com o porte do Everest, chama a atenção no SUV a presença de 9 airbags.
As bolsas em questão contemplam as duas frontais, laterais e de cortina (até a terceira fileira de assentos), para os joelhos do motorista e passageiro dianteiro, bem como, pela primeira vez no SUV, o far-side airbag, no caso uma bolsa posicionada entre o motorista e o passageiro ao seu lado, ajudando a evitar lesões graves no caso de impacto lateral.
Infelizmente, até o momento, não há previsão por parte da Ford sobre uma eventual importação do Everest ao Brasil. Contudo, é inegável que ele seria uma ótima alternativa no segmento de SW4, Trailblazer e cia.