Ford estaria trabalhando em motor 6.8 V8 para o Mustang

Novidade seria baseada em gigante 7.3 produzido no Canadá para linha de picapes pesadas da marca do oval azul
Ford Mustang 2020

Ford Mustang 2020 | Imagem: Divulgação

Enquanto o movimento de Downsizing já está estabelecido, trocando motores aspirados de grande cilindrada por unidades menores, turbinadas e mais modernas, as coisas parecem funcionar de uma maneira diferente nos mercados da América do Norte. Por lá, novas informações deram conta de que a Ford pretende adotar um V8 a gasolina ainda maior que os atuais da empresa por lá.

Em entrevista ao jornal canadense Windsor Star, o presidente do sindicato Unifor, Jerry Dias, comentou que a Ford e a entidade teriam fechado um acordo para garantir a continuidade das operações na fábrica de motores da marca em Windsor (CAN) no futuro próximo. No entanto, acabou comentando também a respeito de um novo propulsor.

Saiba mais: Ford conclui venda da fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

A novidade seria um 6.8 V8 de comando de válvulas varetado, algo aparentemente ultrapassado, mas que ainda é comum nesse tipo de propulsor nos EUA, mesmo em esportivos. De acordo com dias, o novo propulsor deve começar a ser fabricado em 2022 para atender às linhas da picape F-150 e também do Mustang

A fabricada canadense da Ford hoje em dia já produz um motor 7.3 V8 aspirado para a linha de picapes pesadas Super Duty. Ele já produz 435 cv de potência e impressionantes 65,7 kgfm de torque, focando em durabilidade. Assim, a planta de Windsor passaria a fabricar uma variante menor para a F-150 e o Mustang, bem mais leves e não tão voltados ao uso comercial.

A imprensa norte-americana aposta que, no caso do Mustang, o novo motor seria uma resposta ao Chevrolet Corvette, que se posicionou como esportivo de motor central com a nova geração. Para o modelo da Ford, o propulsor inédito seria um passo na direção oposta, apostando em clientes que preferem um esportivo com grande motor dianteiro.

Ford Mustang 2020
Ford Mustang 2020
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva