Ford Escort muda para enfrentar Chevrolet Monza e VW Santana
Não, você não leu errado, nem está na década de 1980. No mercado chinês, os três nomes permanecem vivos
Entre os grandes carros nacionais que fizeram sucesso na década de 1980, não há como não lembrar do trio de sedãs formado por Ford Escort, Chevrolet Monza e Volkswagen Santana. Enquanto para nós brasileiros resta apenas o saudosismo, o mercado chinês ainda mantém os três nomes em uma acirrada disputa no segmento de três volumes.
O mais recente capítulo dessa história na Ásia coube à Ford, que acabou de renovar o Escort para a China. O modelo ainda é fabricado na plataforma do Focus que foi vendido no Brasil. Agora, o sedã passou por uma reestilização. Além disso, também ganhou novas tecnologias na esperança de recuperar as vendas na China e também no Oriente Médio, outro mercado que recebe o modelo.
Por fora, o novo Escort incorporou a identidade visual da marca mais recente, já vista nos SUVs Territory e Equator. Os faróis estão mais estreitos e integrados ao desenho, a grade ficou ligeiramente maior e com nova grelha enquanto o para-choque ganhou novas entradas de ar. Atrás, as lanternas ganharam novo arranjo interno de iluminação e um para-choque remodelado.
Por dentro, o novo Ford Escort chinês passa a adotar um par de telas digitais de 10,25 polegadas, sendo uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. Nas medidas, tem 4,63 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,49 m de altura e 2,68 m de distância entre-eixos. Ele é equipado sempre com um motor 1.5 a gasolina que entrega 122 cv de potência e pode vir associado a um câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.