Ford é a única marca não chinesa a ganhar mercado nos elétricos no Brasil em 2024

Além dela, apenas BYD e GWM podem comemorar plenamente os resultados obtidos neste ano

Faltando apenas dois meses para os números finais do ano (novembro e dezembro), já é possível tirar importantes conclusões sobre o mercado de veículos leves (carros + comerciais leves) 100% elétricos no Brasil em 2024.

VEJA TAMBÉM:

Ainda que no total geral as vendas do segmento estejam alcançando excelente resultado, mais do que quintuplicando o volume ante 2023 (de 10.095 unidades de janeiro a outubro do ano passado para 51.830 no mesmo intervalo de 2024), uma análise por marca revela que o resultado é bem distinto entre as fabricantes.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

SÓ BYD, GWM E FORD GANHARAM MERCADO

Vendas de carros elétricos
Vendas de carros elétricos mostram que BYD, GWM e Ford ganharam participação 
Imagem: Dados da ABVE

De forma geral, inegavelmente a maior vencedora é a BYD, que elevou suas vendas em mais de oito vezes de um ano para outro e agora domina impressionantes 72% do mercado brasileiro de veículos leves 100% elétricos. Até outubro de 2023, a fatia de mercado da marca era de 45% – portanto, um avanço impressionante de 27 pontos porcentuais em intervalo de 12 meses.

Além da BYD, apenas mais duas marcas conseguiram crescer as vendas de elétricos tanto em volume quanto em participação: GWM e Ford. A GWM saiu de zero para 5.272 unidades, abocanhando 10% de mercado, enquanto a Ford (a única não chinesa desse trio) saltou de 31 para 449 unidades no intervalo de um ano, elevando sua participação de 0,3% para 0,9%.

No caso da Ford o grande responsável pelo resultado não é o Mustang Mach-E, com 127 unidades vendidas, mas sim o utilitário E-Transit, que na soma das versões chassi e furgão alcançou 322 unidades comercializadas até outubro deste ano.

SETE MARCAS PERDERAM POUCO E DEZ PERDERAM MUITO

Vendas de carros elétricos
Houve marcas que venderam mais, mas perderam participação no mercado de carros elétricos o Brasil
Imagem: Dados da ABVE

A seguir existe um grupo de sete marcas que têm nos resultados de 2024 uma espécie de copo meio cheio e meio vazio: apesar de aumentarem suas vendas em volume, perderam participação de mercado na comparação com o ano passado. É o caso de Volvo, BMW, JAC Motors, Renault, Peugeot, Mercedes-Benz e Volkswagen.

Enquanto isso um terceiro grupo, composto de dez marcas, lamenta duplamente os números registrados no mercado brasileiro de veículos leves 100% elétricos de 2024, pois perderam tanto em volume de vendas quanto em participação de mercado ante o resultado de janeiro a outubro de 2023. Aqui estão Mini, Porsche, Nissan, Audi, Chevrolet, Caoa Chery, Fiat, Citroën, Hyundai e Jaguar.

Os levantamentos apresentados nesta coluna foram realizados pelo Use Elétrico com base em números da ABVE, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

Vendas de carros elétricos
Algumas fabricantes tiveram resultados negativos nas vendas de elétricos no Brasil entre janeiro e outubro de 2024
Imagem: Dados da ABVE

Veja outras colunas

Ford é a única marca não chinesa a ganhar mercado nos elétricos no Brasil em 2024

21/11/2024 11h34

Além dela, apenas BYD e GWM podem comemorar plenamente os resultados obtidos neste ano

JAC Motors: oficinas credenciadas não fazem manutenção e reparos em carros elétricos

21/10/2024 12h57

Locais podem receber veículos, mas proprietários têm que esperar a vinda de um técnico da Jac Motors de São Paulo

Jac Motors agora só tem concessionária em cinco cidades no Brasil

16/09/2024 14h02

Dívida do importador, o Grupo SHC, não para de subir, aponta relatório independente