Ford cria ''perfume de gasolina'' para incentivar carros elétricos
Fragrância foi pensada nas pessoas que dizem sentir falta do cheiro de gasolina, mas não será vendida comercialmente
O título da reportagem parece estranho, mas estranha mesmo foi a iniciativa da Ford em criar um perfume inspirado no cheiro da gasolina para convencer clientes a fazer a migração de carros a combustão para elétricos.
A fragrância foi batizada de Mach-Eau, uma brincadeira com o termo “eau de parfum”, ou água de perfume, em francês, com o nome do modelo elétrico da Ford, Mach-E GT.
O perfume, felizmente, não será vendido comercialmente, e foi desenvolvido a partir dos resultados de uma pesquisa encomendada pela Ford. Segundo o estudo, um em cada cinco motoristas disse que o cheiro de gasolina é o que eles mais sentiriam falta na troca de um modelo a combustão por um elétrico.
No total, quase 70% dos entrevistados disseram que, de alguma forma, sentiriam falta do cheiro da gasolina.
A partir desse estudo, a Ford pediu que a consultoria de fragrâncias Olfiction criasse um perfume para “celebrar” carros a gasolina e, de acordo com a própria marca, “ajudar a dissipar os mitos em torno dos carros elétricos e convencer os entusiastas dos carros tradicionais do potencial dos veículos elétricos”.
Segundo a Ford, o ponto de partida foram os produtos químicos emitidos pelo interior dos automóveis a gasolina, como benzaldeído, um aroma de amêndoa semelhante ao perfume de carro novo, além do para-cresol, usado para simular o cheiro da borracha dos pneus.
Outros elementos usados foram gengibre azul, lavanda e sândalo, responsáveis por “toques metálicos, esfumados e mais borrachudos”. Os cavalos, usados como inspiração pela Ford em modelos como Mustang e Bronco, também foram lembrados como forma de “elemento animal” ao perfume.