Ford confirma Ecosport sem estepe e prepara rival para o Jeep Compass

Confira os principais destaques que a marca norte-americana exibirá no Salão de São Paulo 2018
Ford Territory

Ford Territory | Imagem: Divulgação

Em um evento que reuniu a imprensa automotiva brasileira nesta terça-feira (23), a Ford antecipou seus destaques para este ano no Salão de São Paulo. Ao todo serão 6 novidades entre lançamentos e conceitos que vão figurar como as grandes atrações da marca norte-americana na mostra paulista. 

EcoSport sem estepe

Uma das novidades reveladas no encontro desta terça-feira foi a apresentação do Ford EcoSport sem o estepe na tampa traseira. Alegando preferência de parte do público, o EcoSport na versão Titanium passará a ser comercializado no ano que vem com a tampa traseira seguindo o estilo do EcoSport europeu. Já antecipamos essa novidade aqui no Autoo, como você pode conferir

O modelo nessa configuração, aliás, não contará sequer com pneu sobressalente: a Ford vai equipar o EcoSport Titanium 2020 com pneus run flat, que podem rodar por cerca de 80 km mesmo com qualquer tipo de furo ou avaria. O modelo também receberá um kit de reparo que possibilita rodar mais 200 km após a aplicação no pneu danificado. 

Além de perder o estepe, o EcoSport Titanium também passará a contar com motor 1.5 de 3 cilindros e câmbio automático de 6 marchas, mesmo conjunto aplicado nas versões mais acessíveis do modelo. A Ford alega que a mudança no posicionamento (até então o EcoSport Titanium contava apenas com o motor 2.0 16V) ocorre pela proposta mais urbana da versão, sendo que o público prefere um modelo, nesse caso, mais econômico.

As demais versões do EcoSport, como a SE, FreeStyle, entre outras, seguirão com o estepe posicionado na tampa traseira como ocorre atualmente. A versão Storm, por sua vez, segue com motor 2.0 16V flex, tração 4x4 e câmbio automático 6 marchas.

Edge ST

Outra novidade que também está confirmada para o mercado brasileiro e vai figurar no Salão de São Paulo 2018 é o Edge 2019.

O crossover médio-grande retorna ao mercado brasileiro apenas em sua configuração topo de linha ST. 

Pela primeira vez um utilitário esportivo ganhou o tratamento da grife esportiva ST (Sport Technologies) dentro da gama Ford e o Edge promete fazer bonito.

Nessa versão o modelo conta com um poderoso 2.7 V6 biturbo sob o capô, que entrega, nos EUA, 340 cv e 52,5 kgfm de torque. Ele também conta com câmbio automático de 8 marchas e tração integral. Além do visual, o Edge ST conta com suspensão e sistema de freios esportivos. O modelo também conta com frenagem pós-colisão, assistente de manobras evasivas, controlador de velocidade adaptativo com função “stop-and-go” (controla o veículo mesmo em engarrafamentos), assistente de permanência em faixa, entre outros recursos.

A previsão é que o novo Edge ST chegue ao mercado no início de 2019.

Ford Territory será o rival da marca para o Jeep Compass

Pronto para chegar ao mercado chinês – o modelo que a Ford exibirá no Salão é uma unidade conceitual – o Territory deverá ser a resposta da marca para entrar de vez no segmento dos SUVs médios, onde hoje o Jeep Compass reina sossegadamente no Brasil.

A Ford ainda não “bancou” o modelo no Brasil, dizendo apenas que a exibição no Salão de São Paulo será para testar a reação do público, mas, lendo nas entrelinhas, podemos dizer que é praticamente certa a comercialização do Territory também por aqui.

Com o fim da produção do Focus na Argentina e uma grande capacidade ociosa na unidade de São Bernardo do Campo (SP), não seria exagero arriscar uma produção local do Territory em um dos dois países. Certamente, pelos ótimos números de venda que o Compass registra no país, existe muita demanda nesse segmento.

Assim como o Jeep Compass, o Ford Territory chegaria ao mercado brasileiro atuando em uma faixa de R$ 100.000 a R$ 150.000, portanto posicionado entre o EcoSport e o Edge ST

O Ford Territory foi desenvolvido pela Ford em conjunto com a chinesa JMC (Jiangling Motors Corporation), sua joint venture no país asiático, e pensado para ser um SUV mais acessível dentro do universo de modelos de médio porte.

Mesmo assim, o Territory ainda conta com um bom leque de equipamentos, com destaque para a tela da central multimídia com 10,25” e um bom número de assistentes de condução, como o controlador de velocidade adaptativo, assistente de colisão com frenagem automática, sistema de câmeras 360º, alerta de ponto cego, assistente de estacionamento, etc.

A Ford até o momento não entrou em detalhes sobre o conjunto mecânico que vai figurar no Territory, mas podemos esperar propulsores mais avançados e eficientes da linha EcoBoost, com menor deslocamento e o uso de turbo e injeção direta. Vamos ficar de olho nos caminhos do SUV na região daqui para frente.

Conceitos para Ka Sedan e Ranger

Pegando carona na ideia do Renault Logan aventureiro revelado na Rússia, a Ford realizou um estudo semelhante para o Brasil. Trata-se do Ka Urban Warrior que você confere nas imagens e no vídeo. O modelo, contudo, é apenas um “exercício de design para medir a reação dos consumidores com relação a diferentes propostas”, adianta a Ford.

Ainda não foi a vez de contarmos com a versão mais extrema Raptor, apesar de muitos rumores que surgiram a esse respeito, mas a Ranger terá atrações interessantes para os fãs de picapes. A Ranger Storm exibe pintura exclusiva em duas cores e elementos que “reforçam a musculatura da carroceria”, nas palavras da Ford. A Ranger Black, por sua vez, tem a cor preta como tema, criando um visual ousado e moderno. É bem provável que as duas novidades para a Ranger possam chegar ao mercado.

Tapete de acessibilidade

À parte do universo dos automóveis, a Ford apresentou uma solução muito interessante para os cadeirantes, trata-se do tapete de acessibilidade. O protótipo transforma o tapete do porta-malas do EcoSport em uma rampa portátil que ajuda a cadeira de rodas a vencer obstáculos no seu deslocamento.

Eliminando rumores

Durante o evento, o Autoo teve a oportunidade de conversar com o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, sobre alguns rumores que circularam recentemente sobre uma eventual saída da marca do Brasil.

Watters foi taxativo em afirmar que algo nessa linha está completamente fora de questão, mas que, como já noticiamos, a Ford promoverá sim uma mudança em seu plano de negócios na região.

“Nós precisamos pensar em uma forma de atuação que garanta resultados saudáveis financeiramente para a empresa e que entregue os produtos que o público está desejando no momento”, explicou Watters.

Questionado sobre o fim da produção do Focus na Argentina e se isso abriria caminho para a fabricação local de outros produtos, com foco na carroceria SUV, Watters apenas declarou que “ainda é cedo para afirmar algo nessa linha, mas certamente será necessário fortalecer a gama de utilitários esportivos daqui para frente”.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis