Ford conclui transferência de fábrica e BYD assumirá nos próximos dias
Documento assinado autoriza o governo da Bahia a usar o complexo industrial que será repassado à chinesa
A Ford concluiu a transferência de sua fábrica de Camaçari (BA) para o governo da Bahia, que vai repassar o complexo para a chinesa BYD. Esta era a última pendência da montadora americana desde que anunciou a sua saída do Brasil como fabricante em 2021.
VEJA TAMBÉM:
Em agosto, a Ford anunciou que devolveria as instalações para o governo da Bahia, que repassaria a unidade para a BYD. Nesta quarta-feira (4), a empresa assinou o documento que libera o uso da fábrica pelo governo.
“A Ford e o Governo do Estado da Bahia assinaram, no dia de hoje [quarta-feira, dia 4], o contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo estado. Esse contrato segue a legislação estadual existente. Com isso, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”, disse a Ford em nota.
Em novembro do ano passado, a BYD anunciou um investimento de R$ 3 bilhões na criação de três fábricas na Bahia: uma para automóveis, outra de caminhões e ônibus e uma última de beneficiamento de lítio (elemento usado nas baterias de elétricos e híbridos). Além disso, fará um centro de desenvolvimento e pesquisa.
A empresa tem uma cerimônia marcada para o lançamento da pedra fundamental na próxima segunda-feira (9).
“Teremos o primeiro híbrido plug-in a etanol do mercado”, disse Alexandre Baldy, porta-voz e conselheiro da marca. O executivo, que foi ministro das Cidades durante o governo Michel Temer, disse que a produção deve começar no último quarto do ano que vem.
A previsão volta a ser a mesma inicial, que havia sido adiada para 2025 por causa de problemas burocráticos. O governo da Bahia teve que intervir. Com isso resolvido, volta a projeção inicial. Baldy disse que já tem acerto com fornecedores que alguns podem também anunciar investimentos na região durante a cerimônia do próximo dia 9.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Além do híbrido plug-in flex, a BYD vai fabricar o hatch elétrico Dolphin e o SUV híbrido Song Plus. “Em uma segunda etapa queremos ter de seis a oito modelos sendo produzidos em Camaçari”, disse Baldy.