Ford começa os testes de seu carro autônomo nas ruas
Fabricante recebe sinal verde do governo da Califórnia para seu Fusion híbrido rodar pelas cidades

Ford Fusion Hybrid autônomo em testes nas ruas dos EUA | Imagem: Divulgação
Com um projeto para desenvolver carros autônomos que já existe há 10 anos, a Ford anunciou um passo importante para o avanço desta tecnologia: a fabricante recebeu autorização do governo do Estado da Califórnia (EUA) para testar seu Fusion híbrido pelas ruas e avenidas. O Estado norte-americano é um dos poucos a contar com um programa de testes destinado especialmente a veículos do tipo.
A Ford conta com um centro de pesquisa e desenvolvimento em Palo Alto que já possui mais de 100 pessoas trabalhando para impulsionar a tencologia. A nova fase do projeto é muito importante, já que permitirá analisar na prática a interação do carro com pedestres e outras situações da “vida real”.
Um carro autônomo conta com um intrincado sistema de sensores e câmeras que permitem monitorar tudo o que ocorre ao redor do veículo, incluindo a indicação de placas, pessoas ao redor e outros veículos. Por isso a nova etapa de validação é um ponto crucial do projeto.
Segundo Mark Fields, presidente e CEO da Ford, a empresa “está atraindo uma série de talentos ao redor do mundo para explorar e desenvolver soluções de mobilidade para o futuro. Queremos pessoas interessadas em fazer a vida das pessoas melhor mudando o jeito como o mundo se move”, finaliza o executivo.