Capri: SUV cupê elétrico substitui Fiesta na fábrica da Ford na Alemanha
Crossover elétrico resgata nome usado em um cupê esportivo que foi produzido até 1986 e promete autonomia de mais de 620 km
A Ford foi buscar no passado a inspiração para um novo automóvel, o Capri, um SUV cupê elétrico que foi revelado nesta quarta-feira (10) na Europa.
Para quem não se lembra, o Capri original era um inconfundível cupê de duas portas que foi lançado em 1969 como uma alternativa ao americano Mustang.
O modelo teve três gerações e acabou aposentado em 1986. Mas o nome estava guardado para futuras estratégias e ela apareceu agora, quando a Ford precisa se reinventar no continente.
Duas opções de motor e tração
Como era de se esperar, o novo Capri é um modelo sustentável a bateria e que pode ser equipado com duas opções de motor, com 286 e 340 cv de potência.
O desempenho é promissor: vai de a 100 km/h em 5,3 segundos ou 6,4 segundos, dependendo do motor e da tração, integral ou traseira - a velocidade máxima é limitada em 180 km/h.
As rodas podem ser de 19 ou 20 polegadas e há vários agrados aos ocupantes como som Bang & Olufsen, assento com massageador e aquecimento, assim como no volante (itens importantes no Hemisfério Norte).
Mas o que a Ford quer com o novo Capri? Conquistar clientes que buscam um carro esportivo, mas com capacidade para levar a família.
Como é baseado na plataforma do SUV Explorer, dá para entender como o cliente europeu pensa diferente do americano. Em vez de formas retangulares, um perfil baixo, mas sem abrir mão do conforto.
Estilo "salada"
O Capri tem 4,73 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,63 de altura e entreeixos de 2,77 metros. O peso de ordem de marcha vai de 2.098 kg a 2.190 kg, dependendo da versão.
E o estilo? Bem, o visual é uma bela mistura que pouco tem do Capri original. Talvez a única coisa que remete a uma das gerações é o formato da moldura dos faróis.
De resto, o novo Capri é aquela salada típica de crossovers: tem frente alta, rodas imensas, teto caído que termina com uma pequena "rabetinha" à la Ford Escort.
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Por falar em modelos históricos da Ford, o Capri será produzido na unidade de Colônia, na Alemanha, de onde saía um classe europeu, o Fiesta.
O compacto lançado em 1976 teve o último carro montado em julho do ano passado e encerrou sua carreira após 47 anos.
Se substitui o Fiesta na fábrica, o Capri não será para o mesmo bolso: o preço estimado é de 56 mil euros, cerca de R$ 326 mil numa conversão direta.