Capri: SUV cupê elétrico substitui Fiesta na fábrica da Ford na Alemanha

Crossover elétrico resgata nome usado em um cupê esportivo que foi produzido até 1986 e promete autonomia de mais de 620 km
Ford Capri 2025

Ford Capri 2025 | Imagem: Divulgação

A Ford foi buscar no passado a inspiração para um novo automóvel, o Capri, um SUV cupê elétrico que foi revelado nesta quarta-feira (10) na Europa.

Para quem não se lembra, o Capri original era um inconfundível cupê de duas portas que foi lançado em 1969 como uma alternativa ao americano Mustang.

O modelo teve três gerações e acabou aposentado em 1986. Mas o nome estava guardado para futuras estratégias e ela apareceu agora, quando a Ford precisa se reinventar no continente.

Ford Capri 2025
Ford Capri 2025 Imagem: Divulgação

Duas opções de motor e tração

Como era de se esperar, o novo Capri é um modelo sustentável a bateria e que pode ser equipado com duas opções de motor, com 286 e 340 cv de potência.

O desempenho é promissor: vai de a 100 km/h em 5,3 segundos ou 6,4 segundos, dependendo do motor e da tração, integral ou traseira - a velocidade máxima é limitada em 180 km/h.

Ford Capri 2025
Ford Capri 2025 Imagem: Divulgação

As rodas podem ser de 19 ou 20 polegadas e há vários agrados aos ocupantes como som Bang & Olufsen, assento com massageador e aquecimento, assim como no volante (itens importantes no Hemisfério Norte).

Mas o que a Ford quer com o novo Capri? Conquistar clientes que buscam um carro esportivo, mas com capacidade para levar a família.

Como é baseado na plataforma do SUV Explorer, dá para entender como o cliente europeu pensa diferente do americano. Em vez de formas retangulares, um perfil baixo, mas sem abrir mão do conforto.

Ford Capri 2025
Ford Capri 2025 Imagem: Divulgação

Estilo "salada"

O Capri tem 4,73 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,63 de altura e entreeixos de 2,77 metros. O peso de ordem de marcha vai de 2.098 kg a 2.190 kg, dependendo da versão.

E o estilo? Bem, o visual é uma bela mistura que pouco tem do Capri original. Talvez a única coisa que remete a uma das gerações é o formato da moldura dos faróis.

De resto, o novo Capri é aquela salada típica de crossovers: tem frente alta, rodas imensas, teto caído que termina com uma pequena "rabetinha" à la Ford Escort.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Por falar em modelos históricos da Ford, o Capri será produzido na unidade de Colônia, na Alemanha, de onde saía um classe europeu, o Fiesta.

O Ford Capri original: com um pouco de boa vontade, dá até para encontrar alguma semelhança
O Ford Capri original: com um pouco de boa vontade, dá até para encontrar alguma semelhança Imagem: sv1ambo/CC

O compacto lançado em 1976 teve o último carro montado em julho do ano passado e encerrou sua carreira após 47 anos.

Se substitui o Fiesta na fábrica, o Capri não será para o mesmo bolso: o preço estimado é de 56 mil euros, cerca de R$ 326 mil numa conversão direta.

 

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis