Ford Caminhões faz pré-estreia do Cargo 2842

Projeto mundial insere a marca no segmento de 56 toneladas do país. Vendas iniciam até outubro

Ford Cargo 2842 | Imagem: Divulgação

Disposta a conquistar uma fatia maior no lucrativo e promissor segmento de extra-pesados do mercado nacional, a Ford Caminhões anunciou nessa quarta-feira (23) sua estreia no seleto nicho dos estradeiros para até 56 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), com o pré-lançamento do Cargo 2842, novo modelo mundial da marca. Entretanto, apesar de a apresentação ter ocorrido simultaneamente com a da Ford Otosan - joint venture sediada na Turquia para as operações na Europa, Ásia e norte da África -, o novo modelo não tem data definida para chegar às lojas no Brasil.

De acordo com Oswaldo Jardim, Diretor de Operações da Ford Caminhões para a América Latina, o início das vendas deve ocorrer até a Fenatran (Salão Internacional do Transporte), que acontece no final de outubro, em São Paulo.

A montadora também não forneceu os dados técnicos e de mercado do novo modelo como motorização, versões e preços, limitando-se a informar que ele foi desenhado no centro de design da marca em Camaçari (BA), será fabricado em São Bernardo do Campo (SP) e em Eskisehir (Turquia), e que no mercado europeu ele utilizará os motores FPT (Fiat Power Train).

Produzidos em Sete Lagoas (MG), os propulsores Cursor 13, de seis cilindros em linha, com 13 litros de cilindrada, são os mesmos utilizados pela Iveco, montadora de caminhões do grupo italiano. Uma fonte ligada ao departamento de engenharia da Ford Caminhões, entretanto, confirmou que o motor daqui também será o FPT, mas em uma configuração específica para o Cargo, com 420 cv.

Em entrevista ao AUTOO, Jardim também sugeriu que o Cargo 2842 vai oferecer opções transmissões manual e automatizada, versões com tração 6x2 e 6x4, freios com ABS e preços na faixa de R$ 250 mil a R$ 300 mil.

Atualmente, a Ford concorre entre os extra-pesados - segmento que movimentou cerca de R$ 11 bilhões em mercadorias em 2012, segundo a empresa -, com o Cargo 1933, que tem capacidade para até 46 toneladas. A marca encerrou o ano passado com 18,7% de participação nessa categoria.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise