Primeiras impressões: norte-americanos avaliam o Ford Bronco
Em breve contato com a versão duas portas do SUV e com o Bronco Sport, mídia dos EUA vê "utilitário de verdade"
Eu julho, a Ford apresentou sua nova família de utilitários esportivos da linha Bronco, formada por SUVs robustos com duas ou quatro portas para rivalizar com o Jeep Wrangler, além do Bronco Sport, com pegada menos radical e mais urbana. Os primeiros já fizeram tanto sucesso nos EUA que a fila de espera chegou a 18 meses, enquanto o Bronco Sport ainda tem chances de chegar ao Brasil para atuar em uma faixa de mercado acima do recém-lançado Ford Territory.
Por outro lado, poucas pessoas tiveram acesso de fato aos modelos da linha Ford Bronco, que devem começar a chegar nas lojas norte-americanas entre o final do ano e o início de 2021. No entanto, a marca do oval azul chamou um seleto grupo de jornalistas daquele país para andar de carona em um Bronco duas portas e um Bronco Sport de pré-série, ambos configurados nas respectivas versões Badlands, mais voltada ao fora-de-estrada, e equipados com opcionais como pneus maiores e de perfil mais agressivo.
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Uma das mídias que conseguiu ver o Bronco de perto foi o Autoblog. Começando a volta de carona no Bronco Sport, a publicação o descreveu como uma “grata surpresa”. Equipado com o motor 2.0 turbo de 248 cv e câmbio automático de oito velocidades, o SUV na versão Badlands conta com um sistema de tração integral um pouco diferente. Sai de cena o diferencial traseiro com bloqueio eletrônico (item de série das versões de entrada) e entra em cena um sistema de embreagens, que permite modular melhor a transferência de força entre as rodas.
Com mais de 220 mm de vão livre em relação ao solo, o Bronco Sport Badlands deu conta de subir ladeiras arenosas sem grandes dificuldades. De acordo com a publicação, “ a condução era tão fácil, que o motorista da Ford ainda se deu ao luxo de manter uma derrapagem controlada na areia de forma quase elegante”.
No entanto, a ausência de uma caixa de redução, como é comum em SUVs menores, pode fazer falta em trechos mais técnicos, com terreno pedregoso ou em descidas muito íngremes, na opinião do Autoblog. Para o site, o novo Bronco Sport não vai tentar roubar clientes que fazem um uso radical do SUV, mas tornará a vida de modelos como o Jeep Compass mais difícil nos EUA.
Indo para o Bronco duas portas com chassis mais curto, a versão Badlands tem como opcional o pacote com o curioso nome “Sasquatch”, ou “pé grande”, que inclui os grandes pneus lameiros. O carro visto de perto tinha o motor 2.3 turbo de quatro cilindros com 273 cv de potência, câmbio manual de sete marchas (a primeira é extremamente curta) e tração 4x4 tradicional com caixa de redução.
Fazendo o mesmo trajeto arenoso, a publicação descreveu o Bronco como um exemplo da evolução do sistema de suspensão traseira independente, que conseguiu filtrar terrenos acidentados sem problemas. Exceto por obstáculos de baixa velocidade, como articulação de chassis e ângulo de transposição central, ambos feitos com primeira marcha mais curta, o restante do trajeto fora-de-estrada foi tocado pelo motorista da Ford em altas velocidades, incluindo transposição de lagos e saltos. Quem andou teve a impressão de que o Bronco aguentaria até mais abuso do que isso, dada a confiança transmitida.
Na conclusão, o Autoblog afirmou que o Bronco Sport fará um trabalho convincente em ser um meio de caminho entre um utilitário focado no fora-de-estrada e um crossover urbano. Para o Bronco, foi descrito que a única coisa que resta é andar por mais tempo em alguma trilha mais complexa que a de testes da Ford. No entanto, há poucos meses dos modelos chegarem às ruas, a publicação se disse “cautelosamente otimista” em relação à nova família de SUVs da Ford.