Ford Bronco manual 7 marchas já responde por 25% das vendas
Demanda pela versão surpreende nos EUA, mercado tradicionalmente afeito ao câmbio automático
É fato que a transmissão automática domina a preferência dos consumidores nos EUA e Canadá, por isso mesmo um fato envolvendo o Ford Bronco chamou a atenção da própria montadora.
Durante entrevista ao Ford Authority, o responsável pela submarca Bronco, Mark Gruber, revelou que aproximadamente 25% dos consumidores do utilitário na América do Norte optaram pela versão com câmbio manual de 7 marchas.
Com essa transmissão, o Ford Bronco é oferecido somente com motor 2.3 turbo da família EcoBoost, capaz de entregar 274 cv e 42,8 kgfm de torque.
Vale destacar que o câmbio manual de 7 marchas presente na nova geração do Bronco possui algumas particularidades.
Ao todo, a caixa conta conta com 6 marchas à frente, como ocorre em algumas transmissões convencionais, porém traz o reforço de uma marcha reduzida para situações específicas, como no uso off-road ou em momentos em que é necessário potencializar a força do motor.
Em inglês, essa função é chamada de Crawl, razão pela qual aparece um “C” na alavanca de câmbio do Bronco manual. O modelo preserva o sistema de tração 4x4 com reduzida.
Demais versões
Enquanto observamos ao redor do mundo diversas movimentações para o fim das caixas manuais, o fato da elevada procura do Bronco manual prova que ainda existe espaço para uma sobrevida desse tipo de transmissão.
Na mesma entrevista, Gruber revelou que das 125 mil reservas para o Bronco quase 70% foram convertidas em vendas efetivas.
Entre as carrocerias, a opção 4 portas foi a escolha de 73% dos consumidores, enquanto 60% das compras do modelo ficaram para a opção mais potente 2.7 V6 também da família EcoBoost.
Ainda de acordo com o executivo, as versões mais caras do Bronco ficaram com 70% dos primeiros pedidos do utilitário esportivo.
Enquanto a Ford ainda faz mistério sobre a importação ou não do Bronco ao Brasil, por enquanto a fabricante traz do México o Bronco Sport, integrante da família que conta com estrutura monobloco.