Ford aposta em tecnologia de videogames para projetar carros
Montadora tem aplicado técnicas dos jogos para reinventar o processo de criação e de testes de seus modelos
A Ford tem investido em novas técnicas para desenvolver seus carros e testá-los. De acordo com a marca americana, a tecnologia dos games será uma importante aliada para esses processos, já que tem sido cada vez mais utilizada pela montadora em seus carros.
E segundo o site Internet Game Cars Database, a Ford é a montadora com maior presença e participação na área de games. Todo o aprendizado adquirido pela marca nos jogos está sendo utilizado nos processos da própria montadora.
Um exemplo é que os engenheiros da montadora constroem simuladores que permitem aos usuários testarem as novas tecnologias da marca, enquanto os designers utilizam as técnicas para criar protótipos virtuais por meio das animações.
Clínicas virtuais
Quando uma marca vai lançar um carro, é comum que haja clínicas com clientes para saber qual é a opinião do público antes do lançamento do veículo. O curioso é que a Ford tem utilizado a tecnologia para realizar essas consultas, mostrando aos consumidores, de modo digital, quais são as novidades de seus carros.
Dessa forma é possível que os clientes vejam e até restem alguns recursos de maneira virtual. As respostas fornecidas pelos clientes acabam sendo utilizadas pela marca para aperfeiçoar os seus produtos, alterando o funcionamento de determinados sistemas, de acordo com o que os consumidores falam.
E o design dos veículos também tem passado por uma transformação digital. O protótipo digital P1, por exemplo, recebeu sua combinação de cores e de adesivos, seu nome e as características mecânicas de acordo com a opinião do público.
Por conta disso, a Ford já planeja um novo carro conceito totalmente digital. A escolhida foi a van Ford Transit, que servirá como base para a Supervan Vision, que será um conceito digital de alto desempenho do modelo utilitário.