Ford anuncia retorno para a Fórmula 1 em 2026

Norte-americana vai fornecer o conjunto propulsor híbrido para as equipes Oracle Red Bull Racing e Scuderia AlphaTauri
Ford e Red Bull Powertrains vão unir esforços na F1

Ford e Red Bull Powertrains vão unir esforços na F1 | Imagem: Divulgação/Red Bull

Com a categoria ganhando cada vez mais relevância nos EUA – até por conta da nova administração – a Fórmula 1 terá um importante reforço a partir da temporada de 2026. 

A Ford anunciou nesta sexta-feira (3) o retorno para a categoria por, pelo menos, até a etapa de 2030. A Ford estava fora da categoria há mais de 20 anos.  

A empresa norte-americana estabeleceu uma parceria com a Red Bull Powertrains para fornecer o novo conjunto propulsor híbrido para as equipes Oracle Red Bull Racing e Scuderia AlphaTauri. 

A data escolhida para o retorno da Ford à F1 marca também o início de novas regras para a competição, a qual adotará uma unidade de potência eletrificada contemplando um motor elétrico de 350 kW acompanhado por um novo propulsor térmico pronto para aceitar combustíveis sustentáveis. 

VEJA TAMBÉM:

A Ford fornecerá conhecimento técnico em todas as áreas em que possa agregar valor à equipe líder da F1. As áreas a serem exploradas em conjunto estão o desenvolvimento de motores a combustão e avanços em áreas importantes, como células de bateria e tecnologia de motores elétricos, software de gerenciamento do propulsor térmico e demais análises”, destaca a fabricante em seu comunicado. 

Focada na eletrificação de seu portfólio, a Ford vai investir US$ 50 bilhões nos próximos anos para produzir novos modelos com propulsão limpa. 

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis