Ford anuncia aposentadoria do Fiesta após 47 anos
Hatch será substituído na Europa por versão elétrica do SUV compacto Puma
Por meio de um vídeo divulgado nesta quarta-feira (26) a Ford Europa confirmou que o Fiesta será descontinuado em 2023.
De acordo com a fabricante, a última unidade do hatch compacto sairá da fábrica localizada em Colônia, na Alemanha, em junho do ano que vem.
O fato colocará fim à longa carreira do Fiesta, quando o hatch terá alcançado 47 anos em produção.
Atualmente o modelo contabiliza mais de 18 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo.
Em sua nova estratégia, a Ford vai ocupar o lugar do Fiesta na Europa com a futura configuração 100% elétrica do Puma, a qual começará a ser fabricada na Romênia a partir de 2024.
No Brasil, o Fiesta começou a ser comercializado importado da Espanha a partir de 1995, quando encontrava-se em sua terceira geração global.
No ano seguinte, o hatch foi nacionalizado quando migrou para a quarta geração, oferecendo as opções de motores 1.0, 1.3 e 1.4.
Por aqui, o modelo contou com algumas versões diferenciadas, como a opção 1.0 Supercharger, lançada em 2002 quando o Fiesta inaugurou sua quinta geração por aqui.
O hatch também esteve envolvido em algumas polêmicas, como os problemas envolvendo a transmissão de dupla embreagem PowerShift.
A carreira do modelo por aqui chegou ao fim em 2019, quando a Ford encerrou suas atividades de manufatura em São Bernardo do Campo (SP).