Ford terá 10 novidades no Brasil em 2023; confira o que está nos planos

Ofensiva no segmento de picapes será um dos destaques da estratégia da marca
Ford F-150: rival da Ram 1500 estreia no Brasil em 2023

Ford F-150: rival da Ram 1500 estreia no Brasil em 2023 | Imagem: Divulgação

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (14), a Ford anunciou que vai lançar no mercado brasileiro 10 novidades ao longo de 2023. 

Os produtos têm a missão de posicionar a marca de maneira ainda mais competitiva em segmentos que passaram a ocupar posição central na estratégia da Ford para o país, no caso picapes, SUVs e veículos comerciais. 

Picapes no centro das atenções 

Começando pela categoria de picapes, a Ford já havia confirmado ao longo deste ano a importação da Maverick Hybrid ao país, bem como da F-150, picape full-size que vai repetir aqui no Brasil a disputa acirrada que mantém com Ram 1500 e Chevrolet Silverado nos EUA. 

Vale realçar que a Ford F-150 ocupa o posto de veículo mais vendido nos EUA há mais de 40 anos e, ao que tudo indica, o início da comercialização do modelo no Brasil deverá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2023. 

Até o momento a Ford não entrou em detalhes sobre as configurações técnicas escolhidas para a F-150 destinada ao nosso mercado. 

A Maverick Hybrid, por sua vez, será a primeira picape com propulsão eletrificada à venda no país. 

De acordo com dados preliminares divulgados pela Ford, a novidade contará com autonomia para mais de 800 km e traz sob o capô o propulsor 2.5 a gasolina associado a um motor elétrico. 

Orientada para o lazer e o uso urbano, a tração no caso da Maverick Hybrid ocorre exclusivamente nas rodas dianteiras. Nos EUA, o conjunto mecânico oferece até 193 cv de potência combinada e 21,4 kgfm de torque, números que podem sofrer alterações por conta da adaptação para o combustível brasileiro. 

O grande destaque da Ford para 2023 deverá ficar mesmo por conta do lançamento da nova geração da Ranger, modelo que seguirá produzido na Argentina. 

Além de uma estrutura completamente atualizada e um design revisto, a picape vai estrear motores diesel mais eficientes e pode até contar com a opção do 3.0 V6 turbodiesel de 240 cv. 

Ainda não temos uma previsão de data mais concreta para a apresentação da nova Ranger no Brasil, uma vez que a estreia depende da finalização de ajustes da produção na Argentina. 

Veículos comerciais 

A Ford também espera impulsionar em 2023 o bom momento que a Transit registra atualmente no Brasil. 

Uma das estreias confirmadas é a opção automática da van, que será comercializada nas versões “minibus” para 15 ou 18 passageiros e “furgão longo”, este com capacidade de 12,4 m3 de carga. O início da comercialização da Transit Automática está programado para o primeiro semestre de 2023. 

Já na segunda metade do ano que vem, será a vez do lançamento de uma versão muito demandada para o modelo, no caso a Transit Chassi, que terá versões com 3.500 kg ou 4.700 kg de PBT. A Transit Chassi pode ser utilizada para aplicações como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca, entre outros.   

Outro ponto alto para a van no Brasil será a importação da E-Transit, catálogo com propulsão 100% elétrica do modelo. Com bateria de íons de lítio de 68 kWh, a E-Transit terá uma autonomia máxima de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso, detalha a Ford. 

Mais novidades 

Entre os modelos eletrificados, além da Maverick Hybrid e da E-Transit, a Ford também programou para 2023 a vinda do Mustang Mach-E ao Brasil. 

O crossover elétrico tem catálogos com tração nas rodas traseiras ou integral e arranjos mecânicos com 258 ou 465 cv, além de autonomia variando entre 370 e 480 km. A Ford, até o momento, não detalhou a configuração selecionada para o mercado brasileiro, porém a novidade será um produto com uma boa lista de predicados para quem deseja estacionar na garagem um automóvel com este tipo de propulsão. 

No segmento de SUVs, temos algumas apostas sobre o que a Ford pode introduzir no mercado brasileiro ao longo de 2023, todas, vale salientar, ainda sem qualquer confirmação oficial por parte da empresa. 

A primeira delas reside na importação do Bronco ao Brasil, complementando a família hoje composta somente pelo Bronco Sport por aqui.  

O produto, um SUV robusto com alta capacidade off-road, obteve grande sucesso comercial nos EUA desde sua estreia. No Brasil ele também será um rival direto para o Jeep Wrangler, produto importado ao Brasil somente com motor 2.0 turbo de 272 cv e câmbio automático de 8 marchas.  

A segunda aposta reside na oferta do Equator Sport como o “novo” Territory, movimentação que a Ford já executou em outros mercados onde o atual SUV médio era comercializado. 

O Equator Sport/Territory já foi flagrado diversas vezes no Brasil realizando alguns testes, o que transparece as intenções da marca. Com visual mais arrojado, amplo espaço interno e bom porta-malas, o Equator Sport certamente vai posicionar a Ford de maneira bem mais competitiva no segmento. 

Crescimento

Com as iniciativas, a Ford espera crescer acima do mercado em 2023.

Abrindo mão de suas atividades de manufatura no Brasil para enfatizar o desenvolvimento de tecnologia a partir do país, a Ford salienta que suas operações na América do Sul já somam cinco trimestres consecutivos de lucratividade.

A marca conta hoje com uma rede de 110 concessionárias espalhadas pelo território brasileiro.  

Para a Ford, o nome do jogo em 2023 é crescimento. E, para isso, estamos trazendo esses produtos para competir em segmentos em que antes não estávamos presentes”, finaliza Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul. 

Ford F-150: rival da Ram 1500 estreia no Brasil em 2023

Ford F-150: rival da Ram 1500 estreia no Brasil em 2023

Ford Mustang Mach-E GT 2021

Ford Mustang Mach-E GT 2021

Ford Mustang Mach-E GT 2021

Ford Mustang Mach-E GT 2021

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis