Ford antecipa novo Edge em conceito recheado de tecnologia
Próxima geração do SUV vai receber itens de segurança avançados, motores mais eficientes e até sistema para estacionar sem ação do motorista
A Ford está prestes a completar a renovação total de sua linha de veículos. O modelo da vez é o Edge, que apareceu nessa quarta-feira (20) totalmente repaginado. A novidade, no entanto, ainda é um conceito, que está sendo apresentado no Salão de Los Angeles, nesta semana. E, pelo que a montadora já adiantou, o SUV tem tudo para ficar interessante na próxima linha.
A atenção, obviamente, é atraída pelo visual reformulado do Edge Concept. O desenho da carroceria, com formas generosas, segue o mesmo padrão da linha atual, mas o design é 100% novo. O modelo segue a nova linha Kinetic da Ford, com linhas pronunciadas e fluídas. Os desenhistas ainda abusaram dos detalhes cromados, como se pode ver na enorme grade frontal e decorações nas laterais e na traseira. O carro brilha em qualquer ângulo.
Mas é o pacote de equipamentos que realmente pode surpreender nesse veículo. Segundo a Ford, o Edge Concept contém tecnologias que serão aplicadas em seus futuros automóveis autônomos, que dispensarão qualquer ação do motorista ao comando do veículo. O protótipo é equipado com Lane Assist, que avisa o motorista, possivelmente cansado, quando o veículo sai da faixa de forma indevida. Outro item é o controle de velocidade adaptativo, que varia a velocidade do carro conforme a distância (pré-estabelecida) do veículo à frente.
A lista de item do “carro do futuro” da Ford ainda compreende o sistema de alerta para objetos em pontos cegos do modelo e o Active park assist, o sistema que permite estacionar o Edge sem ação do motorista. Todos esses recursos funcionam com ajuda de sensores e câmeras, que ficam todos discretamente escondidos pela lataria do jipão.
Veja Mais: Conheça o inédito Ford Ka Concept
Quanto a motorização, a Ford se limitou a dizer que o veículo será equipado com a nova geração de motores da família EcoBoost. Essa linha contém propulsores com comandos de válvulas avançados, turbocompressor e sistema de injeção direta de combustível. Todos esses itens contrubem para gerar mais potência com menor consumo, o que é um alento para “grandalhões” como o Edge, sempre sedendos por gasolina.
A cabine, ao menos no conceito, ganhou um banho de comodidades. A tela do sistema SYNC cresceu até chegar a 10”(!) . Bancos e consoles foram reformulados, ganhando um toque futurista com direito a LEDs para decoração. Como todo conceito, o interior do Edge segue o estilo “nave espacial”, que depois é adaptado para o carro de linha, mais contido.
A Ford ainda não fala quando vai lançar o novo Edge. A mudança, contudo, não deve demorar a acontecer. A linha atual caminha para seus últimos suspiros e possivelmente o novo modelo poderá estrear, no exterior, já em 2014. Como a Ford do Brasil depende da mesma fábrica que alimenta o mercado dos Estados Unidos, em Oukville, no Canadá, a alteração poderá seguir o mesmo ritmo da matriz.
Comenta-se que o novo Edge chegará até mesma na Europa, território onde o atual nunca desbravou. Assim, a Ford terá uma numerosa família de SUVs à venda: começa no nosso EcoSport, passa pelo Kuga (Escape), chega ao Everest (Ranger SUV) e termina no novo Edge. Com um pouco de sorte, os brasileiros terão todos eles disponíveis em nosso país.