Flagrado na Argentina, Cruze hatch estará no Salão do Automóvel
Versão de 5 portas tem missão bem mais espinhosa que sedã, que acaba de ser lançado
Depois de chacoalhar o segmento de sedãs com o novo Cruze, a Chevrolet agora já prepara a chegada da versão hatchback. O modelo será destaque da marca no Salão de São Paulo, em novembro, mas já dá o ar da graça na Argentina, onde também será fabricado.
Exemplares flagrados pelo site Argentina Autoblog (veja mais fotos aqui) revelam que o Cruze hatch (ainda não é possível saber se a GM manterá o sobrenome marqueteiro ‘Sport6’) é praticamente idêntico à versão vendida no exterior e que, inclusive, acaba de ter seu preço inicial revelado nos Estados Unidos (US$ 22.190 ou quase R$ 76 mil).
Mas haverá mudanças: a suspensão, por exemplo, terá um acerto mais firme para evidenciar mais esportividade. Por falar nela, há expectativa de termos o pacote RS, com visual mais esportivo que inclui um kit aerodinâmico. Na parte mecânica, seguem o novo motor 1.4 Ecotec de 155 cv e as transmissões manual e automática, ambas com seis marchas.
Segmento em queda
Assim como a primeira geração, o Cruze hatch mantém a mesma distância entreeixos do sedã, ou seja, 2,7 metros que se refletem num espaço mais generoso que alguns rivais – de quebra, deixa o visual mais equilibrado. Engana-se quem pensa que o porta-malas será pequeno: são 643 litros de capacidade, maior que muitos sedãs.
Apesar do pacote empolgante, o novo Cruze hatch 2017 tem pela frente um desafio enorme. O segmento de hatches médios tem se desfeito nos útimos anos, afetado pela concorrência dos sedãs “cupês” e pelos SUVs compactos.
Para se ter uma ideia, em 2010, quando teve seu ápice, vendiam-se 13,3 mil hatches médios por mês no Brasil. No ano passado, essa média caiu para 4 mil carros/mês e em 2016 tivemos apenas 2,5 mil hatches médios emplacados mensalmente.
Como se vê, o novo Cruze hatch não tem que temer o Golf VII ou o Focus e sim o HR-V e seu irmão sedã.