Fiorino genérica, Partner Rapid tem vendas pífias até aqui
Versão do furgão da Fiat com emblemas da Peugeot teve somente 88 emplacamentos em junho
Estratégia barata para reforçar o portfólio da Peugeot, a Partner Rapid até o momento não mostrou a que veio.
Lançado em maio, o utilitário nada mais é que uma Fiorino com emblemas da marca francesa. A diferença mais importante é o preço, mais em conta que a original da Fiat – enquanto a Partner saía a partir de R$ 101.990, a Fiorino mais barata custava salgados R$ 110.615 em julho.
Mas nem isso tem ajudado a tornar a Partner Rapid um sucesso de vendas. Pelo contário. Em junho, segundo dados de emplacamentos obtidos por AUTOO, o modelo da Peugeot teve somente 88 unidades vendidas, ou 5,3% do que foi emplacado de Fiorino (1.572 veículos).
Em julho, os dados parciais mostram uma situação um pouco melhor: enquanto a Fiat já tinha vendido 1.211 unidades, a Peugeot registrava 102 carros. Esse número, no entanto, pode incluir alguns exemplares da Partner “real”, de maior porte, e do qual a Rapid emprestou o nome para ajudar na sua imagem.
Ainda assim, trata-se de um patamar muito baixo de aceitação, a despeito do investimento na “novidade” ser bastante marginal já que não envolve qualquer alteração mecânica no furgão.
Por outro lado, desde que a Partner Rapid chegou ao mercado, a Fiorino vem experimentando queda nas vendas. De um total de 2.165 em maio para 1.211 exemplares até esta quarta-feira, 27.
É pouco provável que seja alguma concorrência da Peugeot já que os problemas de produção que a indústria automobilística enfrenta podem ter maior peso na oferta irregular de unidades ao mercado.
Iniciativas como a Partner Rapid não costumam trazer bons resultados já que o consumidor é geralmente atento à origem real de alguns modelos, que não guardam qualquer relação com o “DNA” da marca, para usar um jargão repetido em marketing.
No máximo, esses veículos genéricos servem como forma de ganhar tempo enquanto projetos mais profundos de compartilhamento de plataformas não saem do papel.
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024