Fim do Sonic: Onix é o único hatch compacto da Chevrolet no mundo
Modelo oferecido nos EUA chegou a ser vendido sem sucesso no Brasil no passado, mas seu destino acabou sendo o mesmo
A General Motors nos EUA anunciou que o Chevrolet Sonic deixará de ser oferecido no mercado norte-americano. Lá, o carro era vendido com duas opções de carroceria, hatch e sedan, assim como seu rival direto, o Ford Fiesta. A saída de catálogo do Sonic criou uma situação curiosa: agora o Chevrolet Onix brasileiro se torna o único hatch de porte compacto oferecido pela marca no mundo inteiro.
Mas isso não significa que a marca não tenha hatches ofertados em outras categorias. O Chevrolet Spark, por exemplo, atua em diversos mercados asiáticos tendo porte subcompacto, como os nossos Fiat Mobi e Renault Kwid. Um degrau acima, o Chevrolet Cruze Sport6 continua sendo vendido como hatch médio não só no Brasil, como em outros mercados.
Assim como a conterrânea Ford, a Chevrolet norte-americana vem em um movimento de eliminação de modelos hatch e sedan, focando nos lucrativos mercados de caminhonetes e utilitários esportivos. Além de ser parte da estratégia de médio prazo da marca da General Motors, as vendas do Sonic nos EUA não eram das melhores. Tendo comercializado cerca de 100 mil unidades em 2014, tal número se retraiu para apenas 14 mil unidades no ano passado, considerando sedã e hatch.
Chevrolet Sonic no Brasil teve o mesmo destino
Entre os anos de 2012 e 2014, a Chevrolet também ofereceu o Sonic no Brasil. Eram tempos de Celta servindo de porta de entrada, com o Agile sendo o degrau acima. O Sonic, hatch e sedan, já aparecia como uma opção mais premium. No entanto, ao longo de sua carreira, a dupla teve pouco sucesso. O modelo acumulou no total apenas 17.474 unidades do hatch emplacadas, com o sedan registrando ainda menos: 14.154 unidades.
Para azar do modelo mexicano, que trazia como diferencial visual os faróis com parábolas duplas, o Onix estreou praticamente ao mesmo tempo que ele, em 2012. Além de mais barato, o compacto produzido em Gravataí caiu no gosto do público e não enfrentava problemas com a cotação do dólar ou dificuldades logísticas.