Sabia que já existiu um Lada Niva 4 portas?
Versão alongada do icônico jipe russo, entretanto, vai sair de linha em breve
O Lada Niva original ainda segue sendo produzido na Rússia. E por mais que tenha recebido algumas melhorias, ele é basicamente o mesmo carro que foi vendido no Brasil em meados dos anos 1990 e que estreou no mundo no fim dos anos 1970.
Porém, um capítulo de sua história está perto do fim, já que a versão de quatro portas do jipe deve deixar de ser produzida em dezembro.
Segundo relatos da mídia internacional, por mais que a Lada não confirme o fim da versão maior do Niva, há informações de que a companhia tem planejado tirar o carro de linha no final deste ano. Entretanto, não será o fim definitivo do jipe, já que a versão de duas portas seguirá em linha e deve permanecer no mercado até 2024, quando um sucessor moderno será lançado.
Surgida nos anos 1990, a versão de quatro portas do Niva seguiu a receita do Land Rover Defender, já que teve seu chassis alongado em relação ao modelo de duas portas. Ele tem um entre-eixos 50 cm maior que a versão mais tradicional do modelo, o que ajuda o carro a oferecer mais espaço para as pernas.
Leia também:
Lada Niva ganhará nova geração em 2024
Projeção antecipa nova geração do Lada Niva
Oficial: Lada Niva volta a ser vendido após 18 anos
Porém, esse espaço a mais não foi capaz de conquistar o público. Desde sua estreia, em 1993, o Niva quatro portas vendeu cerca de 100 mil unidades, que dá uma média de 3.500 carro por ano, aproximadamente. Enquanto isso, a versão convencional já vendeu mais de 3 milhões de unidades em 44 anos, o que dá uma média de 68 mil unidades ao ano.
Enquanto a nova geração do Niva não é lançada, a Lada deve utilizar o que já tem na gama para preencher a lacuna do modelo de quatro portas. E seu substituto pode ser o próprio Niva. Na verdade, a segunda geração do modelo, que é vendido como Niva Travel na Rússia.
Esse modelo surgiu nos anos 1990 e foi desenvolvido em parceria com a Chevrolet. Tanto que chegou a ser vendido como Chevrolet Niva, como parte do acordo, o que fez a Lada rebatizar a versão original do Niva de 4x4. Porém, esse acordo acabou em 2020, e desde então a marca russa pode utilizar o tradicional em seus modelos.